Notícias
Governo investe em melhorias nas unidades de saúde da Região Tocantina

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vem reforçando seu compromisso com a melhoria da saúde pública e o atendimento de qualidade à população na Região Tocantina. Entre os principais investimentos destacam-se a modernização do Hospital Regional de Açailândia, a chegada da nova Unidade de Pronto Atendimento de Açailândia, as obras na Maternidade de Alto Risco de Imperatriz e a implantação do novo Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade da Região Tocantina (HRT).
Essas ações garantem mais infraestrutura e capacidade de atendimento para os cidadãos da região, fortalecendo a rede estadual de saúde e promovendo maior acesso a serviços especializados.
Na última segunda-feira (15), o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, realizou visitas nos municípios de Açailândia e Imperatriz para verificar in loco o andamento das obras.
Pela manhã, o secretário esteve no Hospital Regional de Açailândia e conheceu também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em construção pela prefeitura. Em Imperatriz, foram vistoriadas as obras da Maternidade de Alto Risco (Mari) e do Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade da Região Tocantina (HRT).
“O Governo do Maranhão está garantindo mais acesso e qualidade em diferentes níveis de atenção à saúde. É um trabalho que mostra resultado e reforça nosso compromisso com a população, por isso, acompanhar de perto o trabalho que está sendo feito é importante”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
O Hospital Regional de Açailândia passou por reforma e ampliação em junho de 2025. A unidade é referência para sete municípios da região. O hospital dispõe de 50 leitos de enfermaria, 10 de UTI e um centro cirúrgico moderno. Somente em 2024, o hospital registrou 2.533 internações, 1.485 cirurgias e 150 mil consultas médicas. A média mensal de internações subiu de 70 para 200 e a realização de exames já ultrapassa 20 mil por mês, entre laboratoriais e de imagem.
O agricultor Francisco Bezerra da Costa, 63 anos, que recebe atendimento na unidade há nove dias, ressaltou a qualidade do serviço. “Quando cheguei aqui estava com dor no estômago. Recebi o atendimento e não sinto mais dor. Para mim não falta nada, o hospital é ótimo. Sempre falo para os amigos que aqui é nota 100. Fui bem tratado e não tenho o que reclamar”, afirmou.
Estrutura reforçada em Imperatriz
Em Imperatriz, a Maternidade de Alto Risco (Mari) está em processo de reforma e ampliação. Entre as etapas em execução, destaca-se a construção do novo bloco da farmácia. Somente em agosto, a unidade realizou 2.016 atendimentos na Classificação de Risco e contabilizou 577 partos. Atualmente, dispõe de 208 leitos fixos e 35 rotativos, totalizando 243 leitos.
Em fevereiro de 2023, a Maternidade de Alto Risco (Mari) de Imperatriz recebeu o Selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), do Ministério da Saúde, certificando que a unidade funciona dentro de todos os parâmetros e critérios que definem que o hospital é amigo da criança, como parto humanizado, direitos do contato pele a pele e amamentação do bebê na primeira hora de vida respeitados.
Também na cidade, o Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade da Região Tocantina (HRT) se prepara para ser referência em tratamento cardiovascular e cirurgias pediátricas. A unidade contará com especialidades como neurocirurgia adulto e pediátrica, cirurgia geral, gastroenterologia, cirurgia de cabeça e pescoço, radiologia intervencionista e proctologia. Entre os exames de alta tecnologia, a estrutura oferecerá ressonância magnética, tomografia, angiotomografia e serviços de hemodinâmica.