Notícias
Fisioterapia na Policlínica do Idoso é um dos serviços mais procurados pelos pacientes

Localizada no Bairro da Liberdade, em São Luís, a Policlínica do Idoso tem se tornado uma referência em cuidados que unem saúde, prevenção e bem-estar da população da terceira idade. A unidade, primeira da rede estadual voltada exclusivamente a esse público, aposta na integração de diferentes especialidades médicas e multidisciplinares. Nesse cenário, a fisioterapia desponta como uma das áreas mais procuradas e fundamentais para a promoção da autonomia dos idosos.
O serviço de fisioterapia da Policlínica oferece atendimento personalizado e atividades voltadas para fortalecimento muscular, melhora do equilíbrio, mobilidade e prevenção de quedas, uma das principais causas de internação entre pessoas idosas. Os exercícios incluem alongamentos, técnicas respiratórias e mobilização das articulações, sempre adaptados às necessidades individuais de cada paciente.
A aposentada Marinete Teixeira, moradora de São José de Ribamar, participa das atividades no ginásio terapêutico e destaca a diferença que o acompanhamento tem feito em sua rotina. “Além da atividade com o educador físico, eu sou atendida também pela fisioterapia e outras especialidades. O atendimento é ótimo e tem me ajudado muito”, afirmou.
Nos últimos três meses, Policlínica do Idoso contabilizou 13.758 atendimentos em 13 especialidades médicas e em diferentes áreas multidisciplinares como nutrição, odontologia, psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e serviço social. Só a especialidade de Fisioterapia registrou 2.324 atendimentos, ficando entre os mais acessados da unidade, atrás apenas da geriatria. Os números reforçam a importância da fisioterapia não apenas na reabilitação, mas também na manutenção da independência funcional dos idosos.
Para a diretora administrativa da unidade, Lourivana Boas, a fisioterapia é peça-chave dentro do modelo de cuidado da Policlínica. “O objetivo é promover não só tratamento, mas também prevenção. Trabalhamos de forma integrada, para que o idoso tenha acompanhamento contínuo e mantenha sua autonomia por mais tempo”, explicou.
A Policlínica do Idoso integra a rede de Estado da Saúde e é gerenciada pelo Instituto Acqua.