Notícias
Governo registra ampliação de 51,6% no número de atendimentos na UPA Cidade Operária

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cidade Operária registrou ampliação de 51,6% no número de atendimentos realizados, comparando os anos de 2020 a 2024. Nos últimos cinco anos, foram 568.291 atendimentos feitos, com destaque para os serviços de clínica médica, odontologia e pediatria. Os dados são da Plataforma Sistema de Unidade de Pronto Atendimento (SISUPA).
A ampliação no número de atendimentos se deve, principalmente, à política de gestão adotada pelo Governo do Maranhão, de fortalecimento da assistência prestada pelas UPAs, tanto por serem apoio assistencial às Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios, como também importante instrumento do Sistema Único de Saúde (SUS) para desafogar os hospitais e reorganizar a rede de atendimento de urgência e emergência.
Neste mês de setembro, o equipamento que integra a Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (SES) comemora 14 anos de funcionamento, garantindo à população da Cidade Operária e bairros adjacentes serviços de assistência médica que salvam vidas.
“Celebramos os 14 anos de funcionamento da UPA Cidade Operária, uma unidade que se tornou referência em atendimento para milhares de maranhenses aqui na Grande Ilha. Ao longo desse período, os números refletem não apenas a dedicação dos profissionais que atuam na unidade, mas também o compromisso em fazer um SUS ágil e igualmente acolhedor”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
No ano de 2020, a UPA Cidade Operária realizou 88.791 atendimentos; no ano seguinte, esse número subiu para 99.476. A partir de 2022, quando se deu início à gestão do governador Carlos Brandão, os números quase que dobraram, chegando a 122.637 atendimentos, depois 122.708 em 2023 e 134.679 em 2024. Até o presente mês de 2025, o equipamento já executou 92.830 assistências de saúde.
“Aqui, na UPA, temos orgulho de conduzir protocolos de excelência que salvam vidas diariamente, como o JOIN de Acidente Vascular Cerebral e Infarto Agudo do Miocárdio. Esses protocolos só são possíveis graças à integração com hospitais de referência, como o Hospital da Ilha e o Hospital Dr. Carlos Macieira, que, junto conosco, formam uma rede de urgência e emergência forte, organizada e eficiente”, destacou a diretora administrativa da UPA Cidade Operária, Ayzyane Pessoa.
Além do suporte de urgência e emergência, a unidade é a referência da região para casos que demandem atendimento em clínica médica, pediatria e odontologia. Os pacientes que necessitarem de leito médico contam também com leitos de observação adulto e pediátrico, bem como leitos de estabilização.
Para celebrar a data, a comunidade pôde usufruir de diversos serviços gratuitos, como avaliação e orientação fisioterapêutica, atendimento odontológico, aferição da pressão arterial, teste glicêmico, ginástica laboral e massagens terapêuticas. Houve ainda distribuição de lanches e o tradicional bolo de aniversário, reunindo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), colaboradores da unidade e gestores.
A população aprovou a iniciativa. A autônoma Maria José Pereira dos Santos, que esteve na unidade para realizar um exame, elogiou a programação. “Vim fazer um exame e aproveitei para receber uma massagem. Saí super relaxada, uma ação bacana que mostra como o SUS é importante nas nossas vidas”, afirmou.
A UPA da Cidade Operária integra a rede estadual de saúde e é administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). A unidade é de porte III, com capacidade de atendimento de até 350 pacientes por dia, para populações de 200.001 a 300.000 habitantes e com 15 leitos de observação.