Notícias
Governo promove mutirão de procedimentos endoscópicos no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos

O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, unidade que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza, nos dias 21 e 28 de agosto, 4 e 11 de setembro, o mutirão de procedimentos endoscópicos para crianças com suspeita diagnóstica de doenças intestinais inflamatórias (DII). Ao todo serão beneficiadas 24 crianças para diagnóstico prioritário de condições como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa.
A ação aconteceu em conformidade à Lei nº 15.138, de 21 de maio de 2025, que instituiu a política nacional de assistência, conscientização e orientação sobre doenças inflamatórias intestinais, com foco na doença de Crohn e retocolite ulcerativa.
“As doenças crônicas possuem diagnóstico complexo, que nos casos pediátricos, se feito precocemente, é ainda mais crucial. Isso permite intervenções terapêuticas rápidas e eficazes, reduzindo riscos de agravos, promovendo o desenvolvimento saudável e garantindo qualidade de vida”, disse a diretora geral do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Lélia Braga.
O mutirão acontecerá todas as quintas-feiras, atendendo de quatro a cinco pacientes pediátricos por vez. Os beneficiados são crianças em tratamento ambulatorial e ou que precisam de segmento endoscópico para constatar o quadro atual da doença.
De acordo com o médico Djalma dos Santos, responsável pelos procedimentos, o mutirão também vai auxiliar na dispensação das medicações que serão utilizadas pelos pacientes. “Na dependência do laudo dos achados endoscópicos, e na dependência do segmento ambulatorial, isso vai definir se eles continuam ou mudam a medicação, e o mesmo vale para o tratamento”.
Nelsilene Viana, de 37 anos, é mãe do Gael Simon Viana, de cinco anos. A criança está finalizando a investigação para diagnóstico de retocolite ulcerativa. “Só quem é mãe sabe o que é ter um filho com um problema de saúde, mas saber que a gente tem uma instituição que pode buscar o atendimento e o suporte que precisa é acolhedor”.
Natural de Sítio Novo, Ivete de Macedo Costa, de 39 anos, acompanhou a filha, Amanda de Macedo Costa, de 12 anos. “Eu acredito que ela vai melhorar ainda mais. Tratam a gente super bem aqui. Desde esse acolhimento, tratamento, identificação, buscas cada vez constantes para poder melhorar”.
As DII são representadas pela doença de Crohn e pela retocolite ulcerativa, consideradas auto inflamatórias e que não têm cura. A principal característica das DII é que o próprio organismo inflama o intestino, comprometendo a qualidade de vida do indivíduo, causando complicações graves, cirurgias, e até a morte. Contudo, se o tratamento for feito de maneira adequada é possível que o paciente tenha uma vida normal.
O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos integra a rede estadual de saúde. Gerenciado pelo Instituto Acqua, a unidade é referência no atendimento materno-infantil, de paciente com idade entre zero a 14 anos. O hospital oferta suporte em pediatria clínica, UTI pediátrica e neonatal, cirurgia infantil e ambulatório de especialidades como cardiologia, dermatologia, endoscopia, gastropediatria, entre outras.