Notícias
Governo realiza capacitação em Hanseníase para profissionais da saúde do Estado

Com o intuito de fortalecer a vigilância para novos casos de hanseníase no Maranhão, o Governo do Estado, por meio do Instituto Oswaldo Cruz – Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (IOC-Lacen/MA), realiza, até esta sexta-feira, 22 de agosto, o “Curso de Coleta do Raspado Intradérmico e Baciloscopia para Hanseníase”, voltado para o diagnóstico de hanseníase no Maranhão. A capacitação teve início no último dia 18.
Participam do curso: biomédicos, farmacêuticos e técnicos de laboratório dos municípios de Luiz Domingues, Coelho Neto, Balsas, Aldeias Altas, Coroatá, Santana do Maranhão, Mata Roma, Centro do Guilherme, João Lisboa e Araioses. Os profissionais de saúde recebem treinamento sobre os aspectos epidemiológicos, diagnóstico laboratorial, passo a passo para utilização do Gerenciador de Ambiente Laboratorial – GAL, além de aulas teóricas e práticas sobre coleta de material, coloração de lâminas e identificação dos bacilos da hanseníase.
“Essa capacitação é fundamental para o fortalecimento da vigilância da hanseníase, já que o laboratório integra esse processo por meio das análises de baciloscopia, utilizadas tanto na identificação da bactéria quanto no acompanhamento após o tratamento. Além disso, o treinamento reforça a importância da sensibilidade em todas as etapas do diagnóstico e do envolvimento direto do laboratório nesse processo”, destacou o diretor-geral do IOC-Lacen/MA, Lídio Gonçalves Lima Neto.
O treinamento faz parte do plano anual de trabalho, de capacitação dos profissionais dos municípios, no diagnóstico laboratorial da hanseníase. “A demanda dos municípios por esta capacitação superou até as nossas expectativas. Esperamos que até o final do ano possamos atender a todos. Essa capacitação tem como objetivo ampliar a nossa rede de laboratórios no diagnóstico laboratorial da hanseníase, garantindo não só o diagnóstico, mas a qualidade técnica desses profissionais que atuam nos municípios”, explica a farmacêutica Lécia Cosme, encarregada da Rede de Laboratórios do Estado do Maranhão do IOC-Lacen/MA.
Para o farmacêutico Valério Brandão, que veio de Coroatá para participar do curso, a necessidade dessa capacitação é fundamental, principalmente para aqueles que trabalham nos laboratórios nos interiores. “É extremamente necessário porque nos capacita em fazer uma análise qualitativa das nossas lâminas. É um benefício para o paciente, para o Estado, porque nós trabalhamos pelo SUS e para o SUS. Esse evento ele contribuiu de maneira significativa no sentido de levar essas informações para os interiores, para os municípios”, concluiu.
Hanseníase
A hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Afeta principalmente a pele e os nervos periféricos, podendo levar a incapacidades físicas se não for tratada ou se o tratamento for tardio. Por isso é importante procurar ajuda médica ao notar sintomas, como manchas na pele com perda de sensibilidade, lesões, perda de pelos ou suor em certas áreas, ou formigamento e dor nos nervos.
O tratamento é feito com medicamentos e está disponível gratuitamente pelo SUS. No Maranhão, o Hospital Aquiles Lisboa (HAL), localizado na Ponta do Bonfim, faz parte da Rede Estadual de Saúde e é referência para tratamento da doença.