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Governo promove ações de segurança do paciente no Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra

O Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra, localizado na região central do Maranhão, desenvolveu esta semana atividades voltadas para a segurança do paciente, com participação de profissionais e pacientes. A unidade integra a rede de estado da saúde e é gerenciada pelo Instituto Acqua.
A programação incluiu debates e dinâmicas sobre como prevenir eventos adversos no ambiente de trabalho. Os pacientes receberam orientações sobre a importância do uso de crachás e pulseiras de identificação durante o tratamento. Essas medidas contribuem para redução de riscos e garantem uma assistência mais segura. Além disso, durante as sessões de diálise, os pacientes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e apresentar sugestões, reforçando a participação ativa no cuidado.
O enfermeiro do Núcleo de Segurança do Paciente e Qualidade, Wezil Silva Sousa, destacou a importância em conscientizar os pacientes e envolvê-los em atividades como essa.
“A adoção de uma rotina padronizada, como o uso de pulseiras de identificação, não é apenas uma exigência de protocolos, mas sim uma barreira real contra eventos adversos. Com ela, conseguimos confirmar com segurança quem é o paciente, qual o turno dele, o tipo de acesso, medicações, alergias e outras informações essenciais, mesmo em emergências”, frisou o enfermeiro.
A supervisora de Farmácia e integrante do Núcleo de Segurança do Paciente, Ádria Kananda Costa Veloso, avalia que orientar e informar, tanto para pacientes e profissionais, é a forma mais eficiente de manter a segurança durante o atendimento.
“Muitos acontecimentos, positivos ou negativos, estão diretamente ligados à forma como as orientações são transmitidas, tanto aos profissionais quanto aos pacientes. Reforçar instruções básicas que previnem intercorrências tem sido proveitoso, evitando prejuízos e fortalecendo a segurança na unidade”, ressaltou.
Números
O Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra realizou até março de 2025, 285.591 atendimentos em três anos de funcionamento. Destes, 33.744 foram consultas médicas, 147.387 consultas multidisciplinares, 56.874 Serviços de Apoio e Diagnóstico Terapêutico e 42.273 Serviços de Terapia Renal Substitutiva.