Notícias
Governo promove ações para incentivar a amamentação durante o Agosto Dourado

Em alusão ao Agosto Dourado, campanha nacional que visa incentivar a amamentação e promover a saúde infantil, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), preparou uma programação especial com ações educativas, dinâmicas, palestras e momentos dedicados a mães, bebês e profissionais das unidades de saúde. Em São Luís, a Maternidade Benedito Leite realizou um evento especial com apresentação musical para as mães do Alojamento Conjunto e os profissionais do setor de Apoio à Amamentação.
A programação incluiu entrega de lembranças afetivas e palestras educativas. Verônica Santos, gerente de enfermagem, reforçou a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento saudável da criança e fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê. “É fundamental apoiar, orientar e incentivar tanto as mães, quanto suas redes de apoio, para que a amamentação seja prioridade e algo constante”, afirmou.
Mães que participaram da ação elogiaram a iniciativa. Karla Frazão, 19 anos, mãe da pequena Ayna Merliah, contou sobre suas dificuldades iniciais para amamentar e o suporte recebido. “Já estou produzindo leite e essa experiência ficou muito mais gostosa. Sou só gratidão por esses profissionais”.
Beatriz Silva, 27 anos, mãe do bebê Arian Miguel, também agradeceu o apoio da equipe da maternidade. “É meu primeiro filho e, apesar das dificuldades, sei da importância da amamentação para a saúde e o vínculo com o bebê. Vou fazer o possível para continuar esse aleitamento”.
Na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), a campanha foi marcada por uma ação voltada à capacitação dos colaboradores. Segundo Ariadne Sales, coordenadora da Enfermaria de Gestação de Alto Risco, o evento reforçou a importância do cuidado amigável à mulher e o incentivo ao aleitamento materno desde os primeiros minutos de vida, prática que traz benefícios imediatos e duradouros para mãe e bebê.
Em Santa Inês, a Policlínica promoveu uma palestra educativa para pacientes e gestantes, abordando as fases do leite materno, seus benefícios e cuidados nos primeiros meses de vida. Grávida pela segunda vez, Nádia de Oliveira, 34 anos, destacou a importância do esclarecimento. “Na primeira gestação, tive dificuldades por amamentar de forma errada. Com essa orientação, aprendi a fazer da maneira correta”.Já na Maternidade Nossa Senhora da Penha, em São Luís, a programação incluiu dinâmicas e oficinas para mães e pais, fortalecendo o papel da família no processo de amamentação.