Notícias
SES, Ministério da Saúde e Instituto Promundo promovem oficina com foco na saúde do homem na Macrorregião Sul

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e o Instituto Promundo, realiza, até sexta-feira (15), no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de Imperatriz, a “Oficina Macro Sul do Instituto Promundo”. A iniciativa visa abordar temas relativos à masculinidade, paternidade e pré-natal do parceiro junto a profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) das regiões de Imperatriz, Açailândia, Barra do Corda e Balsas.
“A oficina busca fortalecer as ações de saúde integral do homem nos territórios, promovendo reflexões sobre masculinidades, igualdade de gênero e prevenção de violências. Com essa iniciativa, queremos contribuir para a construção de novas práticas e olhares, favorecendo a transformação das masculinidades em nosso estado”, disse a coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Cordeiro.
A estratégia foi iniciada em junho deste ano com palestra realizada no auditório do Edifício João Goulart, Centro de São Luís. A ideia foi criar espaços de discussão sobre as normas e dinâmicas de poder desiguais enquanto fator estratégico para alcançar a equidade de gênero.
Em Imperatriz, a oficina reuniu cerca de 80 profissionais, entre enfermeiros, enfermeiras, agentes comunitários de saúde, médicos e técnicos de enfermagem. Uma vez capacitados os profissionais, a proposta é tornar os serviços disponibilizados mais acessíveis à população masculina. A oficina é resultado de Acordo de Cooperação Técnica entre a Coordenação de Atenção à Saúde do Homem do Ministério da Saúde com o Instituto Promundo.
Durante toda a semana, os participantes terão acesso a quatro módulos de debates, abordando gênero e masculinidades; paternidade; pré-natal do parceiro; plano de ação; gênero, saúde reprodutiva, paternidade e cuidado, além de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
“Estamos para fazer essa formação durante 16 horas, resultando num plano de ação, para que a gente tenha um enfoque transformador de gênero e coloque o homem sob a ótica do cuidado, principalmente usando a janela de oportunidade da paternidade. Agradecemos a parceria do Estado e esperamos que a questão da saúde do homem não se limite ao Novembro Azul, mas que consigamos fazer com que os homens acessem a atenção primária saúde nas unidades básicas”, pontuou a consultora de Antropologia e Direitos Humanos do Instituto ProMundo, Bruna Oliveira Martins.
A agenda também está servindo de incentivo para que os municípios façam a implantação de ambulatório voltado para a saúde do homem, funcionando em unidade básica de saúde (UBS), ofertando desde testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite B e C) à verificação do calendário vacinal e escuta sobre as principais queixas e demandas.
Continuidade da assistência
Com o incentivo à implantação de ambulatórios voltados para à saúde do homem, a SES tem buscado fortalecer a oferta de atendimento médico de forma descentralizada e públicos específicos dentro dos territórios. Foi dentro desse contexto que surgiu a proposta de se criar o Consultório do Homem Maranhense nos municípios, disponibilizando consultas via telemedicina.
“O objetivo é fortalecer a saúde do homem através do consultório virtual do Homem Maranhense, uma parceria que a gente tem com o Telessaúde, para que os médicos da atenção primária possam tirar as principais dúvidas relacionadas a essas queixas com os especialistas”, complementou a coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Cordeiro.
Através do programa Sofia, urologistas e outros médicos especialistas que atendem o público masculino na Atenção Básica poderão responder às demandas desse grupo, facilitando assim um diagnóstico precoce de doenças como o câncer de pênis, câncer de próstata e outros agravos que acometem os homens maranhenses.