Notícias
Maranhão sediará 1º Seminário Nacional de Saúde Quilombola

O Maranhão será palco de um marco histórico para a saúde e os direitos das comunidades tradicionais. Entre os dias 15 e 17 de agosto, a cidade de Alcântara será a sede do 1º Seminário Nacional de Saúde Quilombola: Tecendo Redes de Aquilombamento e Antirracismo para a Equidade Étnico-Racial no SUS.
Realizado pelo Ministério da Saúde, o encontro visa qualificar a proposta da Política Nacional de Saúde Integral da População Quilombola (PNASQ) e promover debates sobre os desafios e potencialidades de sua implementação no Sistema Único de Saúde (SUS). É a primeira iniciativa do tipo conduzida pelo Governo Federal. Parte da programação será transmitida pelo canal oficial do Ministério da Saúde no YouTube.
As atividades acontecerão nas dependências do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus de Alcântara e reunirão representantes de órgãos do Governo Federal, instituições de pesquisa, conselhos de saúde e movimentos sociais. Entre as entidades presentes estão o Ministério da Igualdade Racial (MIR), Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Conselho Nacional de Saúde (CNS), CONASS, CONASEMS, Fiocruz, IBGE, IPEA, Abrasco, ABPN, ABA, além do Governo do Maranhão, Prefeitura de Alcântara e organizações como a CONAQ, MONTRA, ATEQUILA e o Movimento dos Atingidos pela Base Espacial de Alcântara (MABE).
A programação inclui debates, troca de experiências e vivências nos quilombos de Alcântara, fortalecendo o diálogo entre o poder público e as comunidades. Um dos pontos altos será a cerimônia de posse do Grupo de Trabalho de Saúde Quilombola – Graça Epifânio/Ministério da Saúde, instituído pela Portaria nº 5.794/2024. A criação do GT é considerada um passo decisivo para a institucionalização da agenda da saúde quilombola no Governo Federal, reforçando o compromisso com políticas públicas antirracistas e equitativas.
Para o secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes, a realização do seminário no estado reforça o protagonismo do Maranhão nas pautas de equidade e saúde das populações tradicionais. “Receber o primeiro Seminário Nacional de Saúde Quilombola é motivo de orgulho e de compromisso renovado. O Maranhão tem um papel histórico na preservação e valorização da cultura quilombola, e, na saúde, temos trabalhado para garantir que essas comunidades tenham acesso integral, humanizado e de qualidade. Este encontro vai fortalecer ainda mais as políticas públicas que colocam as pessoas no centro do cuidado”, destacou.
Serviço:
O quê: Maranhão sediará 1º Seminário Nacional de Saúde Quilombola
Quando: 15 e 17 de agosto
Onde: Alcântara (MA)