Notícias
Ministério da Saúde realiza encerramento do Curso de Formação em Planejamento no SUS

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou, nesta terça-feira (12), do encontro de encerramento do Curso de Formação em Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho no SUS, promovido pelo Ministério da Saúde. O encontro foi sediado no auditório da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, situado no bairro Jaracaty, e contou com a presença de representantes da gestão estadual, municipal e controle social.
“O curso representa um avanço importante para a gestão do trabalho em saúde no Maranhão. Ao longo de um ano construímos conhecimento, trocamos experiências e fortalecemos a capacidade de planejar e dimensionar nossas equipes de forma mais estratégica. Nosso próximo passo é multiplicar esse aprendizado para estarmos alinhados às demandas da sociedade”, pontuou a subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Carvalho.
O Curso de Formação em Planejamento no SUS está acontecendo em todas as 27 unidades federativas do Brasil e tem como objetivo capacitar profissionais para otimizar a gestão do trabalho em saúde, considerando as necessidades locais e regionais do SUS.
A qualificação teve início em outubro 2024, sendo dividida em três módulos de aprendizado: O primeiro, destinado a apresentação de noções e conceitos estruturantes para o planejamento da força de trabalho em saúde; o segundo módulo tratou sobre o planejamento e dimensionamento da força de trabalho em saúde na Atenção Primária à Saúde (APS); enquanto que o terceiro e último, sobre o planejamento e dimensionamento da força de trabalho em estabelecimentos de saúde, com foco na atenção hospitalar.
Segundo o gestor de aprendizagem do Ministério da Saúde, Erotildes Antunes Xavier, o curso surgiu de um desejo dos territórios. “Essa formação é o primeiro componente de um projeto grande que se pretende construir políticas de relações de trabalho. E essa política é fundamentada na premissa de fortalecer o SUS, ou seja, significa valorizar sua força de trabalho, planejar e dimensionar adequadamente o perfil e o quantitativo de equipes que tem em cada serviço”.
Com o curso aplicado, a intenção do ministério é que os formandos sejam multiplicadores em diversas áreas da SES e também nos municípios. Ao todo, foram 21 semanas de exposição de conteúdo, que contou com a discussão de projetos e atividades, bem como 316 horas de reuniões, entre encontros on-line e presenciais, com tutores.
Entre os pontos trabalhados no curso estão: Planejamento e dimensionamento da força de trabalho em saúde; A metodologia do dimensionamento: conceitos estruturantes; classificação das Unidades Básicas de Saúde a partir de vulnerabilidades; parâmetros para cálculos das categorias profissionais; identificação de possibilidades e prioridades; análise comparativa da força de trabalho em saúde, entre outros. Ao final do terceiro módulo do curso, os participantes foram submetidos a avaliações tanto individuais como práticas.
“Para mim, enquanto aluna, tem sido uma trilha de aprendizado muito importante, de um conhecimento novo, onde pudemos alinhar tanto a teoria, com conceitos que até então não eram familiarizados, principalmente para nós que somos da área MEI, mas também a possibilidade de vivenciar tudo isso na prática”, comentou a supervisora de Recursos Humanos da SES, Keully Bianne de Oliveira.
No encerramento houve ainda a apresentação do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), referência hospitalar da Rede Estadual de Saúde para demandas de alta complexidade no Maranhão. O diretor geral do HCM, Edilson Medeiros, detalhou o funcionamento de áreas como ambulatório, centro cirúrgico e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) cardiológica (UTI Coronariana).
“O Hospital Carlos Macieira é uma unidade de alta complexidade da rede estadual, que tem a cada ano procurado se qualificar e, por isso, tem servido como espelho para que os técnicos da SES pudessem fazer os seus trabalhos. Então esse dimensionamento da força de trabalho da saúde, ela é importante para que nós tenhamos um quantitativo adequado e necessário para atendimento à sociedade e à população do estado do Maranhão”, disse o diretor geral, Edilson Medeiros.
Também participaram da cerimônia de encerramento a superintendente de Atenção à Saúde da SES, Luciana Albuquerque; o chefe da Assessoria de Planejamento da SES, Humberto Abreu; a presidente do Conselho Estadual de Saúde do Maranhão (CES-MA), Raimunda Rudakoff; a tutora do Ministério da Saúde, Carla Monclar; a gestora de aprendizagem do Ministério da Saúde, Rosângela Nunes; a representante do Conselho Municipal de Secretários de Saúde do Maranhão (COSEMS-MA), Josaina de Jesus Silva; além de representantes de áreas técnicas da SES e da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde.
Continuidade
Com a conclusão do Curso de Formação em Planejamento no SUS no Maranhão, a proposta do Ministério da Saúde é que a expertise compartilhada durante a formação seja utilizada de forma permanente por meio da Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP-MA) para que profissionais dos mais diferentes níveis da assistência do SUS também tenham acesso à iniciativa.
“Com a continuidade da formação através da ESP, vamos poder fazer um diagnóstico dentro dos municípios da força de trabalho. Com isso, vamos tanto poder intensificar o processo de qualificação profissional, como também permitir que as instituições e unidades de saúde tenham realmente uma força de trabalho preparada para oferecer um serviço melhor para a sociedade”, frisou a assessora de planejamento da ESP-MA, Waldeíse Pereira.