Notícias
Vacinação contra sarampo e Saúde Bucal são destaques durante 7ª Reunião Ordinária da CIB

Foi realizada nesta sexta-feira (25), no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a 7ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2025, tendo como participantes gestores da saúde dos 217 municípios maranhenses.
Entre os pontos de pauta debatidos no encontro, o destaque foi para a vacinação contra Sarampo e a apresentação do Serviço de Especialidades em Saúde Bucal (SESB).
“Em mais uma CIB, pudemos contar novamente com a parceria de gestores municipais para que juntos continuemos a traçar estratégias com foco em ações prioritárias, a exemplo da vacinação contra o Sarampo e a ampliação da Saúde Bucal nos territórios. Enquanto coordenador do SUS no estado, o Governo do Maranhão segue firme com a missão de garantir saúde pública com qualidade e equidade”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral e altamente contagiosa. A única maneira de se proteger contra o sarampo é a vacina. O chamamento é para que os municípios estejam atentos à vacinação de crianças e adultos contra a doença, conforme alerta feito pelo Ministério da Saúde (MS).
De acordo com a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos, os municípios devem estar alertas para bloquear a entrada da doença no território maranhense. “Precisamos orientar nossa população quanto a atualização da cobertura vacinal contra o sarampo, que é feita com a vacina Tríplice Viral, tanto em crianças com a idade a partir de 12 meses, como também em adultos não vacinados. É muito importante que intensifiquemos essa vacinação e realize a busca ativa da população não vacinada”.
Enquanto que uma pessoa infectada pelo vírus da COVID-19 transmite para até três pessoas, o vírus do sarampo é transmitido para até nove pessoas, o que aumenta a necessidade de vigilância, uma vez que se instalado cenário de surto, o tempo médio de controle é de três anos. O tempo de incubação do vírus é de 10 dias, sendo que o período de transmissibilidade começa seis dias antes das manchas avermelhadas na pele e até 14 dias após elas.
Saúde Bucal
Outro destaque durante a 7ª reunião da CIB de 2025 foi a apresentação do Serviço de Especialidades em Saúde Bucal (SESB). O SESB é destinado aos municípios com menos de 30 mil habitantes, com cobertura acima de 75% para saúde bucal e que não possuem Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).
Na ocasião foram apresentados à lista de 147 municípios que estão aptos a solicitar a implantação do serviço em seu território. Atualmente, 31 municípios maranhenses contam com CEO e durante a CIB três municípios foram credenciados para implantação do SESB: Paulo Ramos, Marajá do Sena e Pio XII.
Segundo o representante da Coordenação de Atenção à Saúde Bucal da SES, Stélio Lima, a estratégia facilita o acesso da população a atendimentos em especialidades odontológicas. “O SESB vem para justamente suprir essa necessidade dos municípios com o porte de menor habitantes. Com certeza o impacto da aplicação, da instalação de um SESB no município, ele tem muitas vantagens”, pontuou.
O serviço pode funcionar tanto dentro de uma unidade básica de saúde (UBS), como também em um ponto externo de responsabilidade da prefeitura. No local, a população passa a ter atendimento de profissionais especialistas em tratamento de canal, cirurgias para extração de terceiros molares, além do suporte a pacientes com necessidades especiais, atuando em carga horária de 30 horas.
Cirurgias
A 7ª reunião da CIB de 2025 também oportunizou espaço para chamamento aos municípios para a realização das cirurgias eletivas. Presente na mesa de abertura, a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS) e secretária de Saúde de Vargem Grande, Thaís Mesquita, enfatizou que os municípios devem trabalhar para que continuem avançando na segurança e saúde da população.
“O COSEMS, a partir do dia 10 de agosto vai estar também fazendo uma força-tarefa para que a gente possa alavancar essa nossa execução da fila. Em julho nós já tivemos uma reunião com os 25 municípios que estavam com a produção abaixo de 20%, tudo para continuarmos a avançar, priorizando o diálogo para alcançarmos os objetivos estabelecidos”, observou a presidente do COSEMS-MA, Thaís Mesquita.