Notícias
Roda de conversa aborda controle do peso em pacientes no Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu uma roda de conversa sobre a importância do controle do peso interdialítico (período entre sessões de diálise) no Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra. A unidade integra a rede estadual de saúde e é gerenciada pelo Instituto Acqua.
O objetivo é promover a conscientização entre os pacientes em tratamento de hemodiálise. A atividade ocorreu nas três salas de diálise da unidade, proporcionando um momento de diálogo, escuta e troca de experiências entre equipe multiprofissional e pacientes renais crônicos.
A nutricionista Roseana Moura explica que, para o paciente dialítico, é uma necessidade manter o peso, pois o acúmulo excessivo de líquidos pode sobrecarregar ao coração, causar inchaços, ter falta de ar, elevação na pressão e outros impactos maiores.
“Uma boa educação alimentar e controle da ingestão de líquidos vai fazer com que o paciente tenha o controle do seu peso, mas isso envolve aprender a fazer escolhas conscientes no dia a dia, como na redução do sal, evitar alimentos ultraprocessados, além de respeitar os limites de ingestão de água” destacou a nutricionista do Centro de Hemodiálise.
A nutricionista apontou ainda as principais falhas dos pacientes na organização das refeições, o desconhecimento de quais alimentos são ricos em sódio e a dificuldade em manter a disciplina fora do ambiente do Centro de Hemodiálise.
Para Pierre Pereira da Silva, 38 anos, que realiza hemodiálise três vezes por semana, o momento foi de aprendizado e acolhimento. Ele é morador do município de São Domingos do Maranhão.
“Essas conversas ajudam a gente a entender melhor a doença e como viver com ela. Então hoje recebemos orientação sobre a importância do autocuidado, pois se a clínica fizer por mim e eu não fizer, não vai resolver, e ter cuidado com a ingestão de alimentos e fazer nossa parte”, falou Pierre.
A roda de conversa faz parte de ações educativas desenvolvidas pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), em conjunto com a equipe multiprofissional, que busca humanizar o cuidado e estimular a adesão ao tratamento.
Números
O Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra possui três salas e 24 cadeiras, sendo 21 em uso e mais três máquinas de reserva. Ao todo, nos três turnos são atendidos no total 120 pacientes. O espaço também oferta exames laboratoriais e atendimento com uma equipe de cinco médicos nefrologistas e 11 profissionais multi (Serviço Social, Nutrição, Psicologia e Farmácia). Há ainda serviço de Médico Vascular e confecção de fístula.
O Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra realizou até o final de junho um total de 278.585 atendimentos. Destes, 33.577 foram consultas médicas, 145.195 consultas multidisciplinares, 54.400 Serviços de Apoio e Diagnóstico Terapêutico e 40.295 Serviços de Terapia Renal Substitutiva.