Notícias
Governo reforça assistência à crianças com síndromes raras no Centro de Especialidade Ninar

O Centro de Especialidade Ninar, unidade que integra a rede de Estado da Saúde, está completando 8 anos de funcionando com a marca de 1.285.229 atendimentos realizados. O Centro se consolida como referência na rede estadual para o cuidado de crianças com condições atípicas e síndromes raras no Maranhão.
A unidade localizada em São Luís oferece assistência especializada a pacientes de até 12 anos de idade, com serviços médicos e terapêuticos voltados à promoção do desenvolvimento e ao fortalecimento do cuidado familiar. A comemoração foi realizada nesta sexta-feira (04).
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou o investimento do Governo do Maranhão para garantir a continuidade e o aprimoramento da assistência prestada pelo Ninar. “O governador Carlos Brandão tem tido uma sensibilidade especial com as famílias que precisam de cuidado especializado. O Centro de Especialidade Ninar é uma prioridade para o nosso estado. Estamos investindo para que a unidade siga proporcionando mais qualidade de vida, assistência humanizada e acolhimento às crianças e seus familiares”, afirmou Tiago Fernandes.
Avanços
Em janeiro de 2025, a Secretaria de Estado da Saúde consolidou a fusão entre o antigo Centro de Reabilitação e a Casa de Apoio, formando o atual Centro de Especialidade Ninar. A mudança ampliou o escopo assistencial com a oferta de exames auditivos como audiometria tonal limiar, emissões otoacústicas, PEATE, imitanciometria, timpanometria, logoaudiometria e avaliação vocal, fortalecendo o diagnóstico precoce e o acompanhamento de alterações auditivas.
Entre os atendimentos já realizados na unidade, destacam-se 73.728 consultas médicas, 346.744 atendimentos multiprofissionais, 71.066 procedimentos de enfermagem, 119.159 sessões de fisioterapia e 92.291 ações voltadas à reabilitação em múltiplas deficiências. A unidade também contabiliza 66.212 diagnósticos em fonoaudiologia, 12.054 exames oftalmológicos, 68.062 terapias individuais e 51.588 em grupo, além de 74.830 atendimentos com Comunicação Alternativa e 42.556 pelo projeto ABA, voltado ao desenvolvimento de crianças com autismo.
A diretora do Centro de Especialidade Ninar, Danielle Falcão, reforça a importância do trabalho realizado. “A cada ano, nosso compromisso com essas famílias só cresce. Trabalhamos para oferecer uma assistência cada vez mais qualificada, promovendo a reinserção dessas crianças na sociedade com mais dignidade e autonomia. Isso fortalece nossa missão e enche a família Ninar de orgulho e gratidão,” disse.
O Ninar também dispõe do Ambulatório de Epilepsias de Difícil Controle, voltado ao cuidado de crianças com crises refratárias. Além do acompanhamento médico, o espaço oferece suporte psicossocial e terapêutico para as famílias, promovendo uma abordagem mais ampla e humanizada no tratamento.
A técnica de enfermagem Larissa Santos, mãe do pequeno Lucas Mateus Serra, de 4 anos, celebra os avanços na vida do filho desde que começou o acompanhamento no Ninar. “Ave Maria, foi uma diferença incrível. Meu filho antes não era verbal e hoje fala pai, mãe. Antes ele não falava nada, e agora surpreende a gente todo dia. Foi uma mudança muito grande dentro de casa. Os profissionais são maravilhosos, o ensinamento também. Só gratidão”, relatou a técnica.
Cuidadora escolar e mãe de Raphael Lorenzo Dourado, de 8 anos, Maria Andrea Dourado, lembra como o apoio do Ninar foi essencial após o nascimento prematuro do filho. “O Raphael nasceu com 28 semanas e começou o acompanhamento aqui ainda em 2017. Moramos em São Bento e era muito difícil acessar esse tipo de serviço. Aqui encontramos apoio, estrutura, uma equipe preparada e humana”, destacou Maria.
Para reforçar a qualidade da assistência, a SES vem implementando melhorias estruturais na unidade, como ampliação de consultórios e da farmácia, reforma dos dormitórios, instalação de painel de chamadas, reestruturação da acessibilidade, reorganização dos setores técnicos e requalificação da Cozinha Amiga.