Notícias
Policlínica Santa Inês alcança a marca de 1 milhão de atendimentos

Referência em assistência multidisciplinar em saúde no Vale do Pindaré, a Policlínica de Santa Inês ultrapassou a marca de 1 milhão de atendimentos em cinco anos de funcionamento. Inaugurada em novembro de 2020, a unidade integra a rede estadual da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciada pelo Instituto Acqua.
A unidade oferece um circuito completo de atendimentos multidisciplinares, com destaque para o cuidado de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de até 12 anos, pré-natal de alto risco, curativos especializados — como para pé diabético — e atendimento pediátrico de alta complexidade. O espaço se consolidou como um centro de acolhimento e reabilitação, com serviços integrados voltados à promoção da saúde.
Pacientes oriundos de aldeias indígenas e de 18 municípios da região — como Alto Alegre, Bela Vista, Bom Jardim, Governador Newton Belo, Monção, Igarapé do Meio, Pio XII, Pindaré-Mirim, Santa Inês, Santa Luzia, Satubinha, São João do Caru, Tufilândia, Araguanã, Nova Olinda, Centro do Guilherme, Santa Luzia do Paruá, Zé Doca — são atendidos diariamente na Policlínica.
Os números refletem a importância dos serviços integrados para as famílias. De novembro de 2020 a maio de 2025, a unidade registrou 1.111.127 atendimentos, distribuídos da seguinte forma:
– 81.292 consultas médicas
– 262.598 consultas multiprofissionais
– 198.104 atendimentos em Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT)
– 420.205 procedimentos de enfermagem
– 2.638 procedimentos ginecológicos
– 42.896 diagnósticos em oftalmologia
– 99.288 procedimentos multidisciplinares
A diretora administrativa da Policlínica, Flávia Borges, ressaltou o papel estratégico e fundamental da Policlínica no Vale do Pindaré.
“Sempre destaco o importante papel que a unidade desempenha, assegurando dignidade e qualidade no atendimento à população do Vale do Pindaré. Somos referência no cuidado de pessoas com TEA, na obstetrícia e em curativos especializados. Conseguimos atender a uma demanda muito grande, desafogando outros centros de saúde e garantindo mais celeridade no tratamento de quem mais precisa”, afirmou.
Histórias de impacto
Antonilda do Nascimento, 35 anos, mãe de Arthur, de 7, relatou as transformações vividas após o início do tratamento do filho na unidade: “Desde quando meu filho iniciou o tratamento tenho percebido os avanços em sua vida. Hoje, ele tem uma qualidade de vida bem maior do que tinha antes de ser atendido pelos profissionais excelência da Policlínica”, falou a dona de casa.
Para ser atendida na unidade, a criança deverá ser encaminhada por um dos 18 municípios do Vale do Pindaré. No espaço de saúde, o paciente tem acesso à serviços de fonoaudiologia, terapia ocupacional, e da psicopedagogia, além do acompanhamento nutricional e pediátrico de alto risco.
Atenção às gestantes de alto risco
Referência também no cuidado obstétrico, a Policlínica realiza o pré-natal compartilhado de gestantes. Assim que são identificadas pelas Unidades de Atenção Primária em seus municípios como pacientes de alto risco, elas são referenciadas e acolhidas no ambulatório de alto risco do espaço de saúde estadual em Santa Inês, onde são ofertados atendimentos com médico obstetra, enfermeira obstetra, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, serviços de odontologia, ultrassonografia. Em caso de necessidade, são encaminhadas para o cardiologista e endocrinologista.
Gestante de 33 semanas e moradora da cidade de Monção, Thailane Cardoso, de 31 anos, relatou a assistência humanizada que tem recebido durante o seu pré-natal na unidade. “Sou gestante de alto risco, então o cuidado tem que ser redobrado. Aqui sou muito bem acolhida e cuidada. Toda a equipe da Policlínica tem um cuidado muito grande comigo e com o meu bebê. Sou muito grata”.
Segundo a coordenadora de enfermagem da Policlínica, Jamyla Oliveira, os bebês das gestantes que foram acompanhadas pela equipe da Policlínica também são atendidos na unidade até os 2 anos de idade.
“O atendimento na Policlínica é integrado e multidisciplinar. Aqui garantimos acolhimento, humanização e saúde de qualidade para os nossos pacientes. A nossa missão é dar mais qualidade de vida para aqueles que nos procuram”, declarou.