Notícias
Governo mantém assistência à foliões com hospitais de campanha no Carnaval 2026

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai manter a assistência ofertada aos foliões por meio dos Hospitais de Campanha disponibilizados no Circuito de Carnaval “Vem pro Mar”, na Avenida Litorânea. Com a ampliação de 11 para 13 leitos no total, sendo 10 leitos de observação e três de estabilização, e 16 poltronas para medicação, espera-se garantir atendimento de urgência e emergência ainda mais assertivo.
“Neste Carnaval, o Governo do Estado estará mais uma vez presente garantindo cuidado em saúde aos brincantes. Com os dois hospitais de campanha instalados na Avenida Litorânea, continuaremos a garantir atendimento rápido e qualificado, com equipes preparadas para agir quando for preciso a fim de assegurarmos que a festa aconteça com mais segurança para todos”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Na Unidade 1, localizada próximo aos camarotes, serão seis leitos (cinco de observação e um de estabilização) e sete poltronas para administração de medicação, enquanto que na Unidade 2, situada próxima a Avenida Vale do Rio Pimenta, serão sete leitos (cinco de observação e dois estabilização) e nove poltronas para medicação.
Para dar acolhimento às demandas de urgência e emergência, os dois hospitais de campanha somarão 50 profissionais em atividade, entre coordenador de plantão, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de serviços gerais, motorista de apoio e farmacêutico, incluindo equipes assistenciais, duas ambulâncias (uma de Suporte Avançado para casos graves com equipe formada por um médico, um enfermeiro e um condutor; e outra de suporte básico para as demandas consideradas leves, também com um médico, um enfermeiro e um condutor), além de reposição de estoque, limpeza e manutenção.
No período do Carnaval, de 13 a 17 de fevereiro, os horários de funcionamento das duas unidades acompanhará todo o evento. Contudo na sexta-feira (13), o início das atividades será às 18 horas, se estendendo até uma hora da madrugada do sábado (14). Durante o Pré-Carnaval, comemorado nos dias 18 e 25 de janeiro, 1º e 8 de fevereiro, as estruturas realizaram 367 atendimentos e 20 transferências médicas.
Ao dar entrada em um dos hospitais de campanha, o paciente passará por um fluxo assistencial com classificação de risco por cores: azul/verde para demandas leves com alta, amarelo para casos que exigem encaminhamento por ambulância de suporte básico e vermelho para situações graves, com necessidade de transferência médica e possível cirurgia.
Nos casos cirúrgicos, pacientes pediátricos serão encaminhados ao Hospital da Criança e adultos aos Socorrões 1 ou 2; quando não houver necessidade de cirurgia, o atendimento será direcionado à UPA do Araçagy ou ao Hospital Geral da Vila Luizão.