Notícias
Mães de bebês prematuros participam da primeira edição do “Bazar Delas” na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão

Mães de bebês prematuros internados na UTI Neonatal, na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo) e na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (UCINCa) da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma) participaram, nesta segunda-feira (10), da primeira edição do Bazar Delas.
No bazar, as mães participaram de uma dinâmica com perguntas sobre aleitamento materno, gestação e cuidados com o bebê. Depois, puderam escolher entre os produtos expostos, como roupas, sapatos e acessórios, frutos de doações dos profissionais da maternidade.
A iniciativa, organizada pela equipe multidisciplinar da unidade, abriu oficialmente a programação da Semana da Prematuridade. O evento reuniu cerca de 30 mães, que vivenciaram momentos de acolhimento, integração e convivência.
Para Larissa dos Santos, moradora de Caxias e mãe de Lorena Vitória, a ação simbolizou aconchego. “Estou aqui na maternidade há três meses cuidando da minha bebê, que nasceu prematura. Quando participo de uma ação como essa, sinto aconchego, conforto e cuidado. As profissionais estão sempre promovendo atividades para nos incluir, pois estamos passando por uma barra pesada, que é acompanhar o nosso bebê prematuro. Sinto-me muito acolhida; afinal, os profissionais se tornam a nossa família aqui dentro.”
Além do bazar, a programação da semana inclui o curso de Sensibilização do Método Canguru, sessão de Cineterapia voltada para mães de bebês internados na UTI Neonatal e uma palestra em alusão ao Novembro Roxo, mês dedicado à conscientização, aos cuidados e à prevenção do parto prematuro.
A psicóloga da Macma, Djanira Vieira, relatou que a ação é voltada à promoção da saúde mental das mães que acompanham os bebês nas Unidades Neonatais da maternidade.
“Com o bazar solidário, iniciamos a Semana da Prematuridade, que tem como tema ‘Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes’. Começamos a campanha de forma voltada para as mães que acompanham os bebês prematuros aqui na MACMA, uma vez que muitas estão fragilizadas emocionalmente e, muitas vezes, deixam de lado o autocuidado e a autoestima. Esse bazar vem para resgatar o empoderamento dessa mãe como mulher. Afinal, devemos cuidar também de quem cuida.”
A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão integra a rede materna da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciada pelo Instituto Acqua.