Notícias
SES abre processo seletivo para tutores e supervisores do Programa Mais Médicos

A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES), por meio da Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP/MA), abriu processo seletivo para formação de cadastro de reserva de tutores acadêmicos e supervisores do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB). As inscrições estarão abertas de 5 a 9 de novembro, por meio do site da secretaria: [url=http://www.saude.ma.gov.br]http://www.saude.ma.gov.br[/url].
O seletivo tem como objetivo fortalecer o acompanhamento acadêmico e pedagógico dos médicos participantes do PMMB nas regiões de saúde nos municípios de Caxias, Codó, Pedreiras, Presidente Dutra, São João dos Patos e Timon, que compõem a Macrorregião Leste do Maranhão.
O processo seletivo reafirma o compromisso do Governo do Maranhão com a formação continuada dos profissionais de saúde e o fortalecimento da Atenção Primária no estado. “O Mais Médicos tem um papel estratégico na ampliação do acesso à saúde e na qualificação do trabalho médico. Este processo garante que o acompanhamento dos profissionais aconteça de forma estruturada e pedagógica, contribuindo para uma atenção mais resolutiva à população”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
O processo prevê a seleção de médicos para compor o banco de profissionais que poderão ser convocados conforme a necessidade do programa. Os profissionais selecionados atuarão no acompanhamento e orientação dos médicos participantes do programa, garantindo a integração ensino-serviço e o fortalecimento da atenção básica nas regiões contempladas.
Mais informações
O tutor receberá bolsa mensal no valor de R$ 5.000,00, e o supervisor R$ 4.000,00, ambas custeadas pelo Ministério da Educação. A carga horária mínima semanal é de 10 horas para tutores e de 8 horas para supervisores, com possibilidade de atividades presenciais e remotas.
As inscrições podem ser feitas até às 23h59 do dia 9 de novembro, mediante envio da documentação exigida no edital, incluindo diploma, CRM-MA, currículo Lattes e declarações de disponibilidade. As candidaturas serão avaliadas com base na análise curricular e documentação comprobatória. O resultado final será divulgado no site da Secretaria.