Notícias
SES abre inscrições para pós-graduação em Intervenção Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) abriu inscrições para o processo seletivo do curso de pós-graduação lato sensu em Intervenção Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A formação, em parceria com o Centro Universitário Dom Bosco (UNDB), tem como objetivo qualificar profissionais das equipes multiprofissionais (e-Multi) dos municípios maranhenses para o cuidado integral às pessoas com TEA e suas famílias no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Serão disponibilizadas 100 vagas. As inscrições estarão abertas até 6 de novembro, e deverão ser realizadas por meio de formulário eletrônico, a ser preenchido pelo gestor municipal de saúde.
A iniciativa busca fortalecer a capacidade técnica das equipes municipais e incentivar o desenvolvimento de práticas locais voltadas à atenção integral às pessoas com TEA. O curso será ofertado na modalidade híbrida, com atividades presenciais e on-line, totalizando 360 horas, distribuídas ao longo de seis meses. Os encontros presenciais ocorrerão em polos regionais, localizados em São Luís e Imperatriz.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou que a pós-graduação representa mais um passo importante do Governo do Maranhão na consolidação de uma rede de atenção mais qualificada e inclusiva.
“O curso reflete o compromisso do Governo do Maranhão em garantir que cada município esteja preparado para acolher e atender, com qualidade e sensibilidade, as pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A formação dos profissionais é um investimento direto na ampliação da assistência e no fortalecimento das equipes que atuam na ponta, garantindo cuidado integral e humanizado”, ressalta Tiago Fernandes.
As vagas serão distribuídas entre os dois polos, respeitando critérios como representatividade regional, existência regular da equipe e-Multi no município e comprometimento da gestão municipal em liberar os profissionais indicados.
A inscrição será feita exclusivamente pelos gestores municipais de saúde, que deverão indicar dois profissionais de nível superior integrantes das equipes e-Multi locais. No formulário eletrônico, deverão ser informados os dados do município, da equipe e dos profissionais, além do envio de documentos como termo de compromisso do gestor municipal, comprovação de vínculo dos profissionais com a equipe e-Multi, além de Projeto Básico de Desenvolvimento das Atividades da Equipe, detalhando como o município aplicará os conhecimentos adquiridos para fortalecer a atenção à pessoa com TEA, entre outros.
As atividades acontecerão semanalmente, às terças, quartas e quintas-feiras no turno da noite (modalidade síncrona), e presencialmente uma vez por mês, às quintas e sextas-feiras, no polo correspondente.
Os gestores municipais que desejarem obter mais informações sobre o processo seletivo ou a documentação necessária podem entrar em contato pelo e-mail: esp.saude@saude.ma.gov.br