Notícias
Governo realiza mutirão de consulta com mastologista na Policlínica do Idoso

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou um mutirão de consultas de mastologia para pacientes a partir de 40 anos na Policlínica do Idoso. A iniciativa, ocorrida no último sábado (18), integra as ações da campanha Outubro Rosa, que promove a conscientização sobre o câncer de mama.
As consultas têm como objetivo encaminhar mulheres para a realização do exame de mamografia, a fim de prevenir e detectar a doença. A unidade integra a rede estadual de saúde (SES) e é gerenciada pelo Instituto Acqua.
“Hoje estamos disponibilizando mais de 40 atendimentos para mulheres a partir de 40 anos com o especialista mastologista. Além disso, essas pacientes já terão seus exames de mamografia marcados para realizar em outra unidade, e exames de ultrassonografia mamária podem ser realizados aqui na própria unidade. Também asseguramos que essas pacientes, após os exames, retornem com os resultados para consulta com o especialista”, concluiu a diretora administrativa, Lourivana Boas.
O médico mastologista, Fernando Corrêa, falou sobre a importância da busca pela especialidade a partir dos 40 anos e do exame como possível rastreio da doença. “O mês de outubro é alusivo à prevenção e à detecção precoce do câncer de mama, e essa fala para as pacientes idosas é muito importante para quebrar o tabu, pois muitas acham que não há mais a necessidade de fazer os seus exames, já que a mamografia, para muitas delas, é considerada um exame incômodo. Então, sempre que oportuno, esclareço sobre a importância da consulta e do exame”, relatou o especialista.
Aristéia Alves Coelho, 60 anos, moradora do bairro Camboa, diz que é a primeira vez que consulta na Policlínica do Idoso, mas que a busca por cuidado com a saúde é frequente. “Foi muito importante a abordagem sobre essas informações, o médico falou exatamente o que precisamos saber e como a gente vai lidar com qualquer sintoma. Chegar e ter essa aula realmente nos tira aquele medo, nos transmite um conhecimento para também passar para outras pessoas, como amigas e familiares”, finalizou dona Aristéia.
A cabeleireira e manicure, Valdirene Carneiro Santos, 45 anos, consultou pela primeira vez com o mastologista e afirma que o acolhimento com a palestra do especialista foi essencial. “Hoje tirei bastante dúvidas na palestra, ele falou muitas informações que eu não sabia. Fiquei bem satisfeita com todo o atendimento e com esse momento aqui no mutirão”, concluiu.
Paciente da Policlínica, Silvia Cristina Furtado, 70 anos, também aprovou. “O momento foi muito bom, nunca tinha consultado com ele e achei excelente. A conversa com a gente foi bem direcional e chegou às nossas dúvidas; muitas mulheres participaram com perguntas, o que foi muito produtivo”.
Policlínica do Idoso
De janeiro a setembro deste ano, foram realizadas 519 consultas em mastologia. Além disso, a Policlínica do Idoso oferta atendimentos em nível ambulatorial em doze especialidades médicas, possui posto de coleta de laboratório, consultórios para atendimentos ambulatoriais e odontológicos e realiza exames como MAPA/Holter, ultrassonografia, Doppler, ecocardiograma, eletrocardiograma e colonoscopia, além de serviços multidisciplinares em nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, educação física, psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e serviço social.