Notícias
Governo celebra aniversário de 7 anos da maternidade de Colinas com 1,6 milhão de atendimentos

“Na maternidade me sinto bem acolhida. Já estou na minha terceira gestação e sempre fui bem acompanhada e recebida pelos profissionais daqui”, declarou Gracielle Sousa, grávida de 39 semanas, ao falar do atendimento humanizado e a assistência de qualidade oferecida pela Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas (MA). A unidade integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciada pelo Instituto Acqua.
Na última semana, a unidade celebrou 7 anos de atuação. Desde o início de suas atividades, já foram registrados 1.630.933 atendimentos gerais, incluindo 16.770 partos. Os números refletem o impacto positivo da unidade para a população da região, que conta com atendimento especializado, humanizado e seguro.
A Maternidade Humberto Coutinho oferece estrutura completa para a atenção obstétrica e neonatal, incluindo leitos de UTI Neonatal, leitos para internação em obstetrícia clínica e cirúrgica, além de leitos de neonatologia.
Com estrutura moderna e equipe multidisciplinar qualificada, a Maternidade Humberto Coutinho tornou-se um dos principais pilares da saúde pública regional, ofertando atendimento integral a gestantes, puérperas, recém-nascidos e crianças.
De acordo com o diretor técnico da unidade, João Brandão, a maternidade cumpre um papel essencial na ampliação da assistência materno-infantil. “Atendemos gestantes, puérperas e recém-nascidos de 15 municípios que compõem a regional de São João dos Patos. Nosso compromisso é ofertar saúde de qualidade e qualificar a atenção primária para fortalecer os serviços e garantir mais eficiência nos atendimentos”, destacou.
A moradora de Buriti Bravo, Amanda Viana, também destaca a experiência positiva que teve na unidade. “Cheguei aqui com muitas contrações, mas a equipe que me atendeu me deixou muito segura e tranquila. O meu filho chegou ao mundo com saúde e o meu parto foi maravilhoso. Só tenho a agradecer pela assistência e o atendimento que recebi aqui”, contou.
Além da assistência direta, a unidade também se destaca por sua participação ativa na Planificação da Atenção à Saúde (PAS), uma iniciativa desenvolvida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), com apoio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), voltada ao fortalecimento da gestão e qualificação dos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde (RAS).
O projeto está sendo implementado nos 15 municípios da regional de São João dos Patos: Benedito Leite, Barão de Grajaú, Buriti Bravo, Colinas, Jatobá, Lagoa do Mato, Mirador, Nova Iorque, Passagem Franca, Paraibano, Pastos Bons, São Domingos do Azeitão, São João dos Patos, Sucupira do Norte e Sucupira do Riachão.
Com suporte técnico das equipes da Beneficência Portuguesa (BP), o processo de planificação inclui visitas periódicas ao Ambulatório Especializado Materno-Infantil Humberto Coutinho, onde são realizadas oficinas tutoriais, construção de projetos de melhoria e acompanhamento direto das práticas assistenciais e de gestão.
As equipes funcionam como multiplicadoras da metodologia, garantindo o desenvolvimento técnico das equipes locais e a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população.
Dados
A Maternidade Humberto Coutinho já realizou 24.217 internações, 3.424 cirurgias, 94.250 atendimentos de urgência, 27.213 consultas médicas, 316.087 consultas multidisciplinares e 519.237 serviços de apoio diagnóstico e terapêutico (SADT). Além de 636.427 procedimentos de enfermagem, 53.308 triagens neonatais, 16.770 partos, totalizando 1.630.933 de atendimentos gerais.
O Ambulatório Especializado disponibiliza atendimento de pré-natal de alto risco, pediatria, planejamento familiar, cardiologia, e realiza exames de triagem neonatal, como o Teste do Pezinho, Teste do Olhinho, Teste da Orelhinha e o Teste do Coraçãozinho.