Notícias
Governo promove mutirão de exames cardiológicos na Policlínica do Idoso

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou neste sábado (20) um mutirão de exames cardiológicos. A ação, que teve como objetivo a prevenção e o rastreio de doenças cardiovasculares, realizou 100 exames de ecocardiograma transtorácico (ETT) na Policlínica do Idoso.
“As doenças cardiovasculares são muito comuns no nosso perfil e o exame é fundamental para o diagnóstico precoce e o acompanhamento dessas condições, além de ampliar o acesso ao exame e oferecer um atendimento humanizado e de qualidade”, afirmou a diretora administrativa da Policlínica, Lourivana Teixeira.
Em tratamento cardiológico, o aposentado Francisco Silva Cardoso, 74 anos, morador do bairro João Paulo, foi um dos beneficiados. “Fiquei feliz em fazer esse exame, estava mesmo precisando, vou poder agora levar ao médico e continuar o tratamento”, disse.
O cardiologista Demmis Cardoso apontou a necessidade do exame. “É um exame pouco invasivo e imprescindível tanto para aqueles pacientes que estão apenas fazendo uma avaliação de rotina como para aqueles que são portadores de cardiopatia grave, porque fornece informações primordiais ao médico bem como a parte estrutural do coração, o tamanho, o aspecto das válvulas se tem ou não uma má formação que não foi identificada inicialmente e também a parte funcional como o desempenho cardíaco, o bombeamento e relaxamento e enchimento do coração”, explicou.
A aposentada Terezinha Amaro da Silva, 72 anos, elogiou a iniciativa. “Fui avaliada pelo cardiologista aqui mesmo da clínica e ele me passou esse exame, agendei e fiquei aguardando e hoje fui chamada, estava sentindo algumas dores. É uma boa porque tem muita gente dependendo desse exame”.
Policlínica do Idoso
A unidade oferta atendimentos em nível ambulatorial em doze especialidades médicas, possui posto de coleta de laboratório, consultórios para atendimento ambulatoriais e odontológicos, realiza exames como mapa/holter, ultrassonografia, doppler, ecocardiograma, eletrocardiograma e colonoscopia, além de serviços multidisciplinares em nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, educação física, psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e serviço social.
A Policlínica do Idoso integra a rede de estado da saúde e é gerenciada pelo Instituto Acqua.