Notícias
UPA do Parque Vitória completa 14 anos e destaca crescimento de 65% nos atendimentos

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), comemorou 14 anos de atividades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Vitória, nesta sexta-feira (29), uma celebração que ficou marcada pela ampliação em 65% no número de atendimentos realizados.
O equipamento integra a rede estadual de saúde e, somente no período de 2021 a 2024, ocorreram 1.309.896 registros de urgência com observação de até 24 horas em atenção especializada e um total de 4.395.608 atendimentos médicos.
No total, nos 14 anos de atividade, a unidade realizou 3.906.297 atendimentos de urgência, 13.108.331 atendimentos médicos, além de 156.646 transferências de pacientes para unidades de referência. Foram realizados também 10.521 atendimentos ortopédicos com imobilização provisória e 17.038.008 acolhimentos na classificação de risco.
“Os dados demonstram a grandiosidade do que é a UPA do Parque Vitória, reafirmando a referência que o equipamento é para as unidades básicas de saúde da região, sendo também contrarreferência para hospitais em caso de continuidade da assistência”, disse a coordenadora de Urgência e Emergência da SES, Nayanne Lara Rocha.
“O nosso maior patrimônio não é a estrutura, mas as pessoas que compõem essa grande engrenagem e que fazem a unidade funcionar com qualidade. Somos uma unidade de urgência, que precisa prestar atendimento rápido, principalmente aos pacientes com alguma comorbidade. Enquanto unidade de porta aberta, a sua função é salvar vidas”, frisou o diretor geral da UPA do Parque Vitória, Efraim Gama.
Solange Bastos Monteiro é diabética e tem 62 anos. Ela contou que todas as vezes em que se sente mal em decorrência da doença busca atendimento na UPA do Parque Vitória e é sempre bem atendida. “Por causa do diabetes eu senti tontura e mal-estar, mas agora eu estou me sentindo melhor. Aliás, quando eu venho aqui eu me sinto bem melhor, porque o atendimento daqui é 10”, compartilhou.
Recebendo atendimento para tratar dores decorrentes da artrose, Constança de Fátima Martins, de 70 anos, também elogiou o acolhimento recebido na unidade. “Não é a primeira vez que recebo atendimento aqui. Como eu moro no Alto Turu, sempre que preciso venho aqui porque eu gosto do atendimento daqui”.
Saiba mais
Inaugurada pelo Governo do Estado em 2011, a UPA do Parque Vitória é resultado dos investimentos na ampliação dos serviços em saúde, bem como da constante qualificação do corpo profissional para acolher usuários do SUS de todas as idades que fizerem uso da unidade.
A UPA do Parque Vitória é de Porte II, com capacidade de atendimento de até 250 pacientes por dia, para populações de 100.001 a 200.000 habitantes. Além do suporte de Urgência e Emergência, a UPA também presta assistência clínica e pediátrica, contando com 14 leitos no total, sendo 8 da Ala Amarela, 5 da Ala Vermelha e 1 leito de Estabilização. Nestes 14 anos de funcionamento, a UPA do Parque Vitória acolheu 189.044 pacientes na Ala Amarela e outros 62.458 na Ala Vermelha.