Notícias
Governo do Maranhão realiza nova fase do Mutirão do Programa de Glaucoma

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia nesta quinta-feira (28) mais uma etapa do Mutirão do Programa de Glaucoma, levando consultas e tratamento especializado. A ação acontecerá até o dia 30 de agosto e contemplará São Luís Gonzaga do Maranhão, Brejo de Areia, Altamira do Maranhão, Paulo Ramos e Vitorino Freire. De janeiro a julho de 2025, 18.474 pessoas foram atendidas pelos mutirões do glaucoma realizados em todo o estado.
O atendimento será realizado em unidades de saúde e espaços parceiros nos municípios. No dia 28, as consultas ocorrerão no Centro de Saúde Wilson Curvina, em São Luís Gonzaga. Já em 29 de agosto, a programação segue no Centro de Saúde Joaquim Timóteo, em Brejo de Areia; na Unidade Básica Miguel Costa e Silva, em Altamira do Maranhão; e na UBS Buriti, em Paulo Ramos, no período da tarde. O mutirão encerra no dia 30 de agosto, no Colégio Frei Celso, em Vitorino Freire.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, a iniciativa tem como foco ampliar o acesso da população aos cuidados oftalmológicos. “Nosso objetivo é ampliar o acesso e garantir que pessoas em diferentes regiões tenham atendimento oftalmológico de qualidade, sem precisar grandes deslocamentos. Com os mutirões, conseguimos descentralizar os serviços e oferecer diagnóstico e tratamento de forma mais próxima e eficiente”, ressaltou.
O Programa de Glaucoma garante atendimento especializado para diagnóstico e acompanhamento da doença, incluindo exames como fundoscopia e campimetria. Além disso, oferece tratamento contínuo com a distribuição gratuita de colírios, medida essencial para evitar a progressão do glaucoma, uma das principais causas de cegueira no mundo.
A estratégia dos mutirões tem fortalecido a política estadual de prevenção e tratamento do glaucoma, aproximando serviços de saúde de comunidades que antes precisavam se deslocar a grandes centros para receber atendimento especializado.