Notícias
Agosto Lilás: Maternidade de Paço do Lumiar reforça o combate à violência contra mulheres

Com objetivo de lançar um olhar ampliado para as mais diversas formas de violência contra a mulher, a Maternidade de Paço do Lumiar, localizada na grande São Luís, promoveu um encontro direcionado aos colaboradores em alusão à campanha Agosto Lilás. A unidade integra a rede de estado da saúde e é gerenciada pelo Instituto Acqua.
O encontro contou com a presença da delegada da Mulher do Maiobão, Bruna Gomes, que alertou sobre os sinais de violência contra a mulher. “Para a mulher que sofre a violência é muito difícil identificar os sinais logo no início. Mas é importante que nós fiquemos atentas. Empurrão, frases manipuladoras, gritos, confisco de cartões bancários, aparelho celular, proibição de ir e vir. Esses são alguns sinais de violência contra a mulher. Não se cale diante de agressões, denuncie! Você pode estar salvando uma vida”, enfatizou.
Para a diretora administrativa da maternidade, Evelyn Silveira, é de extrema importância jogar luz nesse tema, que é tão delicado, necessário e forte, pois centenas de mulheres sofrem todos os dias violência, seja física, verbal, patrimonial ou psicológica.
“É fundamental que orientemos nossos colaboradores para que eles consigam identificar qualquer tipo de violência, seja dentro da unidade ou em outro ambiente. Atuamos dentro de uma Maternidade, que recebe dezenas de gestantes e puérperas todos dias. Temos que estar preparados para enfrentar e combater qualquer tipo de agressão contra as mulheres. Então, é importante saber identificar os tipos de violência para poder encaminhar ao local certo e ser uma rede de apoio efetiva” contou.
Servidora do setor de Recursos Humanos da Maternidade de Paço do Lumiar, Claudinete Ribeiro, compartilhou a sua experiência como vítima de violência no antigo relacionamento. “Ele começou com pequenas agressões, que depois foram se intensificando. E eu não percebi, pois é um ciclo difícil de sair, de entender, afinal depois da agressão, ele sempre vinha com um pedido de desculpa, presente e palavras carinhosas. Questionava por que eu usava batom, me dizia que usava roupas que chamavam atenção. Mas graças a Deus consegui sair desse relacionamento com ajuda e apoio da minha família” relatou a colaboradora.
A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Paço do Lumiar também participou do encontro reforçando a importância do diálogo e orientação dos profissionais. “Conhecimento salva vidas. E enfrentar e combater a violência contra a mulher requer diálogo, disseminação de informações, orientação, apoio, acolhimento e denúncia. Precisamos acolher as nossas mulheres para que não sofram e não caiam nessa onda de agressão”, afirmou a procuradora da Mulher e vereadora, Ellen do Bigode.
Agosto Lilás
A campanha Agosto Lilás é uma campanha de conscientização e combate à violência contra a mulher, alusiva à Lei Maria da Penha. E tem como foco informar, proteger e convocar a sociedade à responsabilidade coletiva, com atenção às mulheres em situação de violência. Buscando ampliar o conhecimento sobre os direitos garantidos pela Lei, os canais de denúncia e os serviços especializados de atendimento.