Notícias
Alcântara sediará 1º Seminário Nacional de Saúde Quilombola

No período de 15 a 17 de agosto, o Maranhão sediará, no município de Alcântara, o 1º Seminário Nacional de Saúde Quilombola: Tecendo Redes de Aquilombamento e Antirracismo para a Equidade Étnico-Racial no SUS.
Realizado pelo Ministério da Saúde, o encontro visa qualificar a proposta da Política Nacional de Saúde Integral da População Quilombola (PNASQ) e promover debates sobre os desafios e potencialidades de sua implementação no Sistema Único de Saúde (SUS).
É a primeira iniciativa do tipo conduzida pelo Governo Federal e contará com parte da programação transmitida pelo canal oficial do Ministério da Saúde no YouTube.
As atividades acontecerão nas dependências do Instituto Federal do Maranhão (Ifma) Campus de Alcântara e reunirão representantes de órgãos do Governo Federal, instituições de pesquisa, conselhos de saúde e movimentos sociais.
Entre as entidades presentes estão o Ministério da Igualdade Racial (MIR), Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conass, Conasems, Fiocruz, IBGE, IPEA, Abrasco, ABPN, ABA, além do Governo do Maranhão, Prefeitura de Alcântara e organizações como a Conaq, Montra, Atequila e o Movimento dos Atingidos pela Base Espacial de Alcântara (MABE).
A programação inclui debates, troca de experiências e vivências nos quilombos de Alcântara, fortalecendo o diálogo entre o poder público e as comunidades. Um dos pontos altos será a cerimônia de posse do Grupo de Trabalho de Saúde Quilombola – Graça Epifânio/Ministério da Saúde, instituído pela Portaria nº 5.794/2024.
A criação do GT é considerada um passo decisivo para a institucionalização da agenda da saúde quilombola no Governo Federal, reforçando o compromisso com políticas públicas antirracistas e equitativas.
Serviço
O quê: Abertura do 1º Seminário Nacional de Saúde Quilombola
Quando: Sexta-feira (15), às 9h
Onde: Instituto Federal do Maranhão (Ifma) – Campus de Alcântara.