Notícias
Governo e Ministério da Saúde certificam 17 novos epidemiologistas de campo

Técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e de municípios maranhenses estão concluindo, nesta sexta-feira (8), em São Luís, a III Oficina do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS Fundamental) 2025. O curso, que teve início na quinta, 7, contou com três módulos, e visa fortalecer a capacidade dos profissionais de saúde em diversas áreas da vigilância em saúde.
O coordenador de Doenças Transmissíveis da SES, Diego Vieira, falou sobre a importância da certificação. “Esta formação faz parte da política do governo Carlos Brandão, que visa fortalecer e agregar valor às ações nos municípios. Todos os técnicos estão capacitados para serem referências como epidemiologistas de campo dentro dos seus municípios e poderão contribuir efetivamente para a tomada de decisões”, assegurou.
Nesta terceira edição da oficina, os participantes apresentaram trabalhos sobre doenças e agravos de notificação compulsória. A instrutora do Ministério da Saúde, Ricristhi Gonçalves, reforçou a importância da capacitação para melhorar os trabalhos de vigilância em saúde. “Estamos muito felizes em finalizar esta formação de 17 epidemiologistas preparados para enfrentar qualquer tipo de emergência em saúde pública, de qualquer agravo ou doença que ocorra no Maranhão e no Brasil”, afirmou.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Porto Franco, Thays Bandeira da Silva, participou da capacitação e na oportunidade apresentou o perfil epidemiológico dos casos de acidentes por animais peçonhentos no município de Porto Franco, no período de 2014 a 2024.
“Só temos a agradecer à nossa gestão municipal e estadual pela oportunidade de obter novos conhecimentos e melhor desenvolver e tomar decisões diante das emergências de saúde pública que venham a ocorrer dentro do município de Porto Franco”, completou Thays Silva.