Notícias
Coral Vozes realiza apresentação durante a comemoração de 4 anos da Policlínica do Idoso

Ao som do coral “Vozes da Poli do Idoso”, pacientes e colaboradores celebraram, na última sexta-feira (4), o aniversário de quatro anos da Policlínica do Idoso, no bairro da Liberdade, em São Luís (MA). A unidade integra a rede estadual de Saúde e é gerenciada pelo Instituto Acqua.
Com um modelo de cuidado multiprofissional voltado para o bem-estar, a qualidade de vida e a autonomia da população da terceira idade, o equipamento vem se consolidando como um espaço de acolhimento e reabilitação, impactando positivamente mais de 30 mil pessoas todos os anos.
Essa humanização chegou ao casal de idosos Francisca Leopoldina, de 77 anos, e Ferdinand Passos, de 83, que estão juntos há 45 anos e se encantaram quando passaram a ser assistidos pela unidade.
“Aqui, somos acompanhados com carinho, respeito e competência. O projeto da Policlínica do Idoso tem sido um verdadeiro exemplo de cuidado humanizado, compromisso com a vida e valorização da pessoa idosa. Estão administrando esse espaço com excelência. Cuidar da saúde do idoso é mais que prescrever remédios — é escutar, acolher, respeitar nossas histórias, dores e alegrias. E a Policlínica faz isso com maestria”, elogiou Francisca Leopoldina.
Luinar Tavares, coordenadora de Gestão da Atenção Ambulatorial Especializada da SES, destacou que a Policlínica do Idoso é mais que um local para curar doenças — é também um espaço de acolhimento e integração.
“Esse momento é muito importante para a Secretaria de Estado da Saúde. Os serviços oferecidos aqui são de referência e qualidade. O olhar não está apenas na prestação de serviço, mas no acolhimento. Hoje comemoramos quatro anos de um serviço que impacta mais de 30 mil pessoas, que tiveram suas vidas não apenas salvas, mas também transformadas com dignidade e cuidado”, declarou.
O carinho e a atenção também alcançaram a paciente Rosália Baldez, de 64 anos, moradora do bairro Liberdade. “Foi a melhor coisa que trouxeram para essa região. Aqui me sinto acolhida, amada e cuidada.”
Além da apresentação do coral “Vozes da Poli do Idoso”, a programação do aniversário contou com momentos de oração, sessão fotográfica e o tradicional corte do bolo.
Assistência
A Policlínica do Idoso é um espaço multiprofissional que oferece atendimentos ambulatoriais em 12 especialidades médicas e odontológicas, posto de coleta de laboratório, ginásio terapêutico, além de exames como MAPA/Holter, ultrassonografia, doppler, ecocardiograma, eletrocardiograma e colonoscopia.
A unidade também realiza atendimentos multidisciplinares em áreas como nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, educação física, psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e serviço social.
Idosos assistidos na Policlínica participam de atividades socioeducativas, oficinas de arteterapia, grupos terapêuticos, apresentações musicais, como o coral “Vozes da Poli do Idoso”, e torneios cognitivos, voltados ao estímulo da coordenação motora, percepção visual e memória.
A diretora administrativa da unidade, Lourivânia Boas, celebrou os resultados alcançados: “A Policlínica não teria números tão expressivos se não fosse o empenho de cada um. Fizemos um levantamento que mostra mais de 30 mil pessoas impactadas — pessoas que passaram por aqui e também nos impactaram com suas histórias e vivências. Já realizamos mais de 1 milhão de atendimentos. E não são apenas números: são atendimentos feitos com dedicação, qualidade e muita humanização.”
Em quatro anos de funcionamento, a unidade contabilizou 1.142.516 atendimentos, sendo:
– 94.882 consultas médicas
– 213.583 atendimentos multidisciplinares
– 514.727 procedimentos do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT)
– 237.740 procedimentos de enfermagem
– 45.092 procedimentos multidisciplinares
– 36.456 atendimentos odontológicos
“Nós jamais chegaríamos a esse momento tão significativo sem a colaboração de cada profissional desta unidade. Os números refletem isso. Mostram como nossa equipe é engajada e comprometida com o cuidado, acolhimento e bem-estar de cada idoso que passa por aqui. Estamos muito felizes por sermos reconhecidos por proporcionar uma vivência única e respeitosa para nossos pacientes”, concluiu o diretor-geral da Policlínica do Idoso, Loney Cavalcante.