Notícias
Hospital Dr. Genésio Rêgo realiza 4ª edição do Projeto Gota de Amor

Mais uma edição do Projeto Gota de Amor “Uma gota salva vidas”, desenvolvido pelo Hospital Dr. Genésio Rêgo, foi realizada na manhã desta quarta-feira (3), na unidade. O objetivo é contribuir para o abastecimento e melhorar os estoques de sangue do Hemomar.
“Esse projeto faz parte de uma corrente de solidariedade. Começamos com o projeto voltado aos pacientes do hospital, mas ao longo dos anos ampliamos graças as parcerias”, frisou a coordenadora do Serviço Social do Hospital Dr. Genésio Rêgo, Leandra Fernandes.
O projeto entrou na sua quarta edição com vários parceiros: Exército Brasileiro, por meio do 24º Batalhão da Infantaria de Selva (24º BIS); Colégio Militar; Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp); Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
“Desde o ano passado compomos essa parceria. Os colaboradores do Genésio Rêgo estiveram na nossa sede divulgando o projeto da doação de sangue. Pra gente é fundamental tudo aquilo que possibilita salvar vidas, a gente sempre fala que pessoas salvam pessoas e a doação de sangue sem dúvida é uma das formas mais reais de salvar vidas”, ressaltou a supervisora de Assistência aos Servidores da Seap, Madalena Barbosa.
No lançamento desta 4ª edição do Projeto Gota de Amor, pacientes tiveram acesso a informações sobre a doação de sangue, puderam tirar dúvidas e entender sobre a importância do gesto. Ainda no ambulatório da unidade de saúde, os usuários do SUS foram recepcionados com uma apresentação como parte do 3º Festival Sesc Bandas de Música.
“Os nossos bancos de sangue precisam ser constantemente alimentados e nem sempre os nossos doadores estão disponíveis para doação e há um limite também por ano. Quanto mais pessoas, órgãos e instituições abraçarem essa campanha, mais chance de viver terão aquelas pessoas que necessitam de sangue, esse hemocomponente que é tão importante para as nossas vidas”, reforçou a assistente social do Setor de Captação de Sangue e Medula Óssea do Hemomar, Jaquelucia de Sousa.
A 4ª edição do Projeto Gota de Amor será no dia 16 de julho, no Hemomar.
O Hospital Dr. Genésio Rêgo compõe a rede de Estado da Saúde e é administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).
Para doar
Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 69 anos, pesando no mínimo 50 kg e que não estejam. Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais. Além disso, é necessário apresentar um documento oficial com foto.