Notícias
Visita ao Museu de Arte Sacra encanta pacientes da Policlínica do Idoso

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, promoveu uma manhã de integração e lazer no Museu de Arte Sacra do Maranhão para os pacientes assistidos na Policlínica do Idoso. A iniciativa do projeto “Novas vivências” idealizado pela equipe multidisciplinar visa através de socialização, proporcionar ao idoso práticas esportivas, lúdicas e cognitivas.
A programação desenvolvida pela equipe teve como equipamento escolhido o Museu de Arte Sacra do Maranhão, reconhecido como patrimônio cultural que reflete a história e a fé da cidade de São Luís. A ação contemplou um grupo de 14 pacientes, para um momento de bem-estar. As idosas, Joana Ferreira Silva, 73 anos moradora do bairro Cidade Operária e Maria da Conceição Monteiro, 74 anos moradora do bairro Areinha, relataram a experiência que tiveram ao visitar o museu.
“O passeio foi tudo de bom, momento de aprendizado, adquirirmos um pouco mais de conhecimento sobre nossa cidade, porque a Policlínica do Idoso tem nos proporcionado só coisas boas, além do atendimento médico, temos o carinho dos profissionais desde a recepção até o atendimento no consultório, então só tenho de agradecer por esse grupo, por essa clínica ter nos acolhido”, relatou Joana.
Maria da Conceição despertou o sentimento de pertencimento a religiosidade por ser devota de Nossa Senhora Aparecida. “Foi uma experiência maravilhosa, um momento de bênção para todas nós, foi um passeio de alegria, de concentração e leveza espiritual”, comentou a participante.
A psicopedagoga Daiany Andrade, considerou importante como profissional proporcionar a visita de idosos à museus. “Do ponto de vista psicopedagógico, a visita de idosos a um museu de arte sacra vai além de um passeio cultural, é uma experiência terapêutica, educativa e integradora que valoriza a história de vida, estimula o cérebro, fortalece a identidade e promove saúde mental e emocional. O conhecimento é construído de forma afetiva e ativa, respeitando o ritmo e o interesse do idoso, o que é essencial na psicopedagogia”, avaliou a profissional.
Para a diretora administrativa, Lourivana Boas, a ação é essencial para proporcionar bem-estar ao idoso. “Acreditamos que proporcionar momentos como este vai muito além do lazer, é uma forma de promover o bem-estar emocional, estimular a memória, valorizar a nossa cultura, fortalecer os vínculos sociais e a nossa fé. O contato com a arte e a história é uma experiência enriquecedora, que desperta sentimentos, memórias e reflexões. Nosso objetivo é cuidar da saúde de forma integral, respeitando e valorizando cada trajetória de vida. E esse passeio representa exatamente isso: um cuidado que acolhe, inspira e transforma”, disse a gestora.
Policlínica do Idoso
A Policlínica do Idoso integra a rede de Estado da Saúde e é gerenciada pelo Instituto Acqua. Oferta serviços ambulatoriais em 12 especialidades médicas, exames laboratoriais e clínicos. E conta com equipe multidisciplinar formada por profissionais de nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, educação física, psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e serviço social.
Funcionamento
A Policlínica do Idoso funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira e aos sábados das 7h às 13h na Av. Quarto Centenário, bairro Liberdade. Os agendamentos podem ser realizados por meio do Aplicativo Procon MA, Vivas Procon (Golden Shopping, Shopping da Ilha, Pátio Norte Shopping, Viva BR- Distrito Industrial ou Terminal São Cristóvão) e pelo Disque Saúde (3210 9090).