Notícias
SES promove campanha de doação de sangue e coleta 51 bolsas em Pinheiro
- 2 de fevereiro de 2024
- Postado por: ascom
- Categoria: Sem categoria

“Antes de cair na folia, doe sangue com alegria”. Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu nesta semana ação de doação de sangue, no Hospital Regional Dr. Jackson Lago, em Pinheiro (MA). A ação foi realizada em parceria com o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão (Hemomar). Ao todo, foram coletadas 51 bolsas.
As doações foram realizadas na última quarta-feira (31). Uma das doadoras, a psicóloga Alcilene Almeida 47 anos, de São Luís, expressou a importância do doador. “O sentimento é de cooperação e de solidariedade com o próximo, tenho a consciência de que irei ajudar a salvar vidas”, declarou.
A professora Jucielma dos Anjos, de 35 anos, que reside em Pinheiro, contou que soube da campanha através da divulgação na rádio local e foi ao hospital fazer doação. “Meu sentimento é de alegria por poder ajudar salvar vidas, é ajudar o próximo sem olhar a quem”.
A técnica de enfermagem, Tâmara Cristina Soares Guterres, 56 anos, que atua no hospital, comemorou os resultados da ação. “O sentimento é de gratidão ao aderir essa ação voluntária. Sei que vou ajudar o próximo.
Durante as etapas para a doação, os voluntários passaram por uma entrevista, triagem clínica e imunológica. Após a coleta, os doadores passaram por uma avaliação clínica feita pelo médico da agência transfusional. Finalizadas estas etapas os doadores aguardaram mais alguns minutos e puderam retornar para seus afazeres comuns recebendo a orientação de não fazer nenhum esforço físico e não abaixar a cabeça em um período de 24h. Cada doador recebeu, ainda, orientação a respeito da importância da doação voluntária, assim como os benefícios para doadores e receptores.

Biomédico e coordenador da Agência Transfusional, Caio Vinícius Franco dos Santos, pontuou a necessidade de organizar a campanha. “A organização da campanha se deu por conta do nível crítico do estoque de bolsas de sangue nesse período de término das férias escolares, bem como também por conta da proximidade das festividades do Carnaval”.
A diretora administrativa, Renata Melo, reforçou a necessidade de realizar a campanha. “A campanha emergencial se deu pelo baixo estoque de bolsas de sangue e pelo fato do período de Carnaval se aproximar e consequentemente a demanda aumentar. A campanha acontece pelo menos duas vezes ao ano e é sempre organizada em parceria entre o hospital e o Hemomar”, finalizou.
Requisitos para a doação

A pessoa precisa estar saudável, pesar mais de 50 kg, estar bem alimentada, ter dormido pelo menos 4h na noite anterior a doação, apresentar documento com foto e ter entre 18 e 67 anos de idade (e em casos de ter entre 16 e 17 anos, apresentar termo de consentimento assinado por um responsável).