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Sorrir Ponta do São Francisco ultrapassa 47 mil atendimentos em 2025

Referência em saúde bucal na Região Metropolitana de São Luís, a unidade Sorrir Ponta do São Francisco já contabiliza mais de 47 mil atendimentos de janeiro a maio de 2025. O serviço, que integra a rede odontológica do Governo do Maranhão, oferece atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e vem se destacando pela ampliação dos serviços e aprovação popular.
A unidade oferece atendimentos clínicos adulto e odontopediátricos, além de serviços nas especialidades de bucomaxilofacial, atendimento para pessoas com deficiência (PCD) e radiologia, com estrutura moderna e equipe capacitada. Também realiza ações educativas e preventivas, promovendo saúde bucal de forma ampla.
A dona de casa Vitória Regina Gusmão Rodrigues, moradora de Paço do Lumiar, acompanhou a filha de 8 anos ao atendimento odontopediátrico e elogiou o serviço. “Recebemos uma boa indicação da clínica, sempre trago meus filhos para atendimento. O agendamento tem sido tranquilo e o atendimento é excelente”, afirmou.
Além do público infantil, a unidade também é procurada por pacientes com queixas mais complexas, como as dores na mandíbula. A estudante Sophia Emanuelle Pinto Costa, de 17 anos, da Vila Palmeira, foi atendida pela cirurgiã bucomaxilofacial Ludmila Menegussi Machado, após relatar dores no ouvido e maxilar. A profissional utilizou exames de radiografia panorâmica para um diagnóstico mais preciso, garantindo início imediato ao tratamento.
A dona de casa Maria Romilda do Nascimento, de 49 anos, também recorreu ao serviço especializado para realizar uma extração dentária. “A profissional é excelente, fui muito bem atendida nas duas consultas. Só tenho elogios”, declarou.
O diretor-geral da unidade, Philipe Nascimento, destacou os avanços conquistados este ano. “Ampliamos o serviço com as especialidades de bucomaxilofacial e atendimento a pessoas com necessidades especiais, o que representou um ganho significativo para a unidade. Os dados de nossa pesquisa de satisfação mostram o reconhecimento dos usuários. Além dos atendimentos clínicos, promovemos mutirões de limpeza e ações educativas para combater arboviroses, como a dengue, envolvendo nossa equipe e a comunidade”, ressaltou.
Números
De janeiro a maio de 2025, a unidade registrou 47.207 atendimentos, distribuídos entre 8.826 consultas, 33.289 procedimentos e 4.196 atendimentos em Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT).
Certificação de qualidade
A unidade integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciada pelo Instituto Acqua. O Sorrir Ponta do São Francisco conquistou em novembro de 2024, o Selo ONA Nível 1, concedido pela Organização Nacional de Acreditação.
A certificação atesta o cumprimento de rigorosos critérios de qualidade e segurança, envolvendo aspectos estruturais, organizacionais e assistenciais. A meta da equipe agora é alcançar o Selo ONA Nível 2 ainda este ano.
A unidade Sorrir Ponta do São Francisco reforça o compromisso do Governo do Maranhão em garantir atendimento odontológico humanizado, eficiente e gratuito para a população da capital e região metropolitana.