Notícias
Governo leva serviços especializados de saúde para população de São José de Ribamar

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu um mutirão de consultas nas especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologia e procedimentos vasculares, descentralizando os serviços especializados de saúde e ampliando o acesso da população ribamarense. A ação ocorreu no último fim de semana na Policlínica de São José de Ribamar.
Ao todo, foram beneficiadas 947 pessoas com consultas oftalmológicas, sendo 807 com escolha da armação de óculos; 200 com consultas em otorrinolaringologia; e 186 com consultas e procedimentos vasculares. “Estamos fortalecendo a descentralização da saúde no Maranhão, levando consultas, exames e procedimentos especializados para mais perto da população. Essa ação em São José de Ribamar amplia o acesso, reduz filas e garante um atendimento mais ágil e resolutivo para quem mais precisa”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
A autônoma Thamyres Batista Bastos, 26 anos, moradora do Residencial Cidade Verde, levou a filha Lunna Ariela Bastos, de 2 anos, para consulta com o otorrinolaringologista e aprovou a iniciativa. “Aproveitei a ação e trouxe minha filha para essa consulta. Já estamos saindo com os encaminhamentos pré-cirúrgicos e o agendamento para cirurgia. Espero que dê tudo certo, porque ela realmente está precisando”, disse.
A técnica de enfermagem Helena Costa Lopes, 53 anos e a neta Luna Yasmin, 8 anos, também foram beneficiadas. “Resolvi trazê-la porque ela tem problema de adenoide. É uma ação muito boa, porque conseguimos a consulta e recebemos o encaminhamento para os exames e a cirurgia”.
Na área de oftalmologia, a população também foi beneficiada com consultas, exames de fundo de olho e escolha da armação dos óculos. “Uma ação muito boa, porque durante a semana estou trabalhando. Fiquei sabendo dessa ação e vim fazer a consulta, escolher os óculos e recebi encaminhamento para cirurgia”, disse Selma Dantas, 51 anos, moradora do bairro Maiobão.
O aposentado João Furtado, 77 anos, morador do bairro Vila Cafeteira, passou por avaliação com cirurgião vascular, realizou exame de ultrassom Doppler e iniciou o tratamento de varizes. “Sinto dores e formigamentos nas pernas, e os remédios não estão dando jeito. Agora, com esse procedimento, espero que melhore”.
A Policlínica de Ribamar oferece consultas com médico angiologista ou cirurgião vascular, profissionais especializados em doenças das veias, incluindo varizes. As consultas são utilizadas para avaliar cada caso (sintomas, grau das varizes e exames necessários) e definir o melhor tratamento. A unidade oferta tratamentos modernos, com foco em técnicas menos invasivas, como a escleroterapia.