Notícias
Governo do Maranhão incentiva doação de sangue durante o Carnaval 2026

Para além da folia, o Carnaval é também tempo de conscientização. É com o intuito de salvar vidas que o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), colocará o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) em funcionamento durante as festividades momescas. O serviço que integra a rede estadual de hemonúcleos estará de portas abertas neste sábado (14) e segunda-feira (16) das 7h30 às 12 horas, e na quarta-feira (18), das 14 às 18 horas.
“Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas para que participem conosco dessa que também é uma festa da saúde. Além de prestigiar a programação de carnaval promovida pelo Governo do Estado, queremos mostrar que é possível fazer parte de uma iniciativa que salva vidas e beneficia diretamente quem está em um leito hospitalar ou precisará passar por uma cirurgia”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
A ação faz parte das mobilizações do eixo “Saúde no Carnaval”, iniciativa estadual que visa ampliar os estoques de sangue, bem como sensibilizar novos doadores voluntários, fortalecendo a cultura da doação no estado. Atualmente, o estoque de sangue do Hemomar enfrenta um cenário crítico, com uma média diária de apenas 140 a 150 bolsas coletadas.
“Os tipos ‘O positivo’ e ‘A negativo’ apresentam níveis adequados, enquanto ‘B positivo’ e ‘O negativo’ estão em situação crítica. Já as tipagens ‘A positivo’ e ‘B negativo’ registram nível mínimo, ao passo que os tipos ‘AB positivo’ e ‘AB negativo’ mantêm-se em situação segura”, afirmou a coordenadora de Captação de Doador Voluntário de Sangue e Medula Óssea do Hemomar, Karla Brandão.
Para ser um doador de sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde, alimentado, descansado, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas, além de apresentar documento de identificação oficial com foto.
Prevenção e segurança em saúde
Ainda no clima de conscientização, a SES instalou dois hospitais de campanha no Circuito Vem Pro Mar, do Governo do Estado, na Avenida Litorânea. Funcionando de 13 a 17 de fevereiro, as unidades prestarão atendimento de urgência e emergência, com encaminhamento hospitalar caso necessário. Serão distribuídos preservativos masculinos e femininos, géis lubrificantes, além de material informativo sobre a importância da doação de órgãos, tecidos e medula óssea.