Notícias
Doces e distribuição de brinquedos: Governo promove programação alusiva ao Dia das Crianças na Policlínica da Criança

A Policlínica da Criança, serviço integrante da Rede de Atenção Especializada da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nesta sexta-feira (10) uma programação especial em homenagem ao Dia das Crianças. Durante todo o dia, além dos atendimentos multidisciplinares reforçados, foram distribuídos kits com brinquedos para os pacientes assistidos.
“Preparamos tudo com muito carinho, com mesa de doces, brinquedos e alegria. O nosso foco é a qualidade do serviço e o retorno dos pacientes, por isso prezamos pelo atendimento humanizado, de forma que as pessoas, ao chegarem aqui, encontrem um espaço acolhedor e respeitoso”, afirmou a diretora-geral da Policlínica, Amanda Milhomem.
A programação foi voltada para atender as crianças nos turnos da manhã e da tarde. Entre brincadeiras e sessões de pintura facial, a unidade buscou reforçar os atendimentos voltados para as demandas de neuropediatria, otorrinolaringologia, psicologia e gastroenterologia.
Ana Carolynne Silva, de 39 anos, trouxe o filho Yuri Silva Nunes, de nove anos, para consulta com neuropediatra. A criança foi diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) aos seis anos de idade.
“Aqui o atendimento muito bom. Eu vim de uma rede privada, mas optei pelo SUS, até por conta do meu trabalho, que tive que abrir mão para cuidar dele. As consultas são marcadas certinho, a cada três meses. Desde que ele entrou aqui, senti muita diferença. Hoje em dia as pessoas e os vizinhos olham para ele e ninguém nem diz que ele tem TDAH e é autista. Todos aqui, do recepcionista ao enfermeiro, são muito bons”, avalia Ana Carolynne.
Nesta sexta-feira, após deixarem o consultório e participarem da programação, as crianças eram presenteadas com brinquedos e também com guloseimas, como pipoca, algodão-doce, donuts, bolo, mini-hambúrgueres e diversos tipos de salgados.
Quem participou da programação enquanto aguardava consulta foi a pequena Lisbela Lima, de 11 meses, pessoa com Síndrome de Down. A criança foi à Policlínica receber atendimento com gastroenterologista pediátrico. Para a mãe dela, Zilmara Rodrigues, de 37 anos, o acolhimento do serviço tem feito muita diferença. “Somos de Barra do Corda e, desde abril deste ano, começamos os atendimentos aqui. Na Policlínica da Criança, ela faz acompanhamento com gastropediatra, otorrinolaringologista, por causa das adenoides, endocrinologista para o hipotireoidismo e um nutricionista. Aqui a minha filha não é apenas uma paciente, ela tem um nome, assim como as outras crianças, pois quando chega é chamada pelo nome e toda a equipe tem um cuidado todo especial com ela”, comentou emocionada dona Zilmara.
A Policlínica
Inaugurada em 2022, a Policlínica da Criança funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, atendendo pacientes via encaminhamento médico, com agendamento prévio nos canais de comunicação do Governo (Disque Saúde, App Procon e unidades do Viva/Procon).
No local são oferecidos diversos serviços ambulatoriais: cardiologia, cardiologia pediátrica com exames de ecocardiograma, tomografia e ressonância magnética, endocrinologia, neuropediatria, otorrinolaringologia adulto e infantil, além de videolaringoscopia, gastropediatria, ginecologia, psiquiatria infantil e adulta, e assistência com mastologista.
A partir de fevereiro deste ano, por determinação do governador Carlos Brandão, a SES expandiu a oferta de serviços, permitindo acesso a especialidades ambulatoriais e especializadas como neurologia, cardiopediatria, endocrinologia, gastropediatria, ginecologia, otorrinolaringologia infantil, pediatria e psiquiatria infantil, bem como aos exames de raio-X, ultrassonografia, tomografia, ressonância, ecocardiograma, M.A.P.A. e densitometria óssea.