VII ENCONTRO MACRORREGIONAL NORDESTE EM SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA

Link para inscrições VII Encontro Macrorregional Nordeste em Saúde do Trabalhadores da Trabalhadora AQUI!

—————————————————-

EDITAL DO VII ENCONTRO MACRORREGIONAL NORDESTE EM SAÚDE

DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA

07 e 08 de novembro de 2019 – São Luis – MA

1          APRESENTAÇÃO

Para discutir sobre a Política de Saúde do Trabalhador (a) e sobre as experiências nos níveis Municipal, Estadual e Federal estreitando as relações entre si assim, bianualmente, acontece o encontro Macrorregional Nordeste em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Região Nordeste, reunindo os componentes da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) na região Nordeste para a discussão de mecanismos que contribuam para o avanço e consolidação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT).

O Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador do Maranhão instituição vinculada à Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, promoverá na data de 07 e 08 de novembro de 2019, o VII Encontro Macrorregional Nordeste em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O encontro contará com a presença dos Gestores e Técnicos da Saúde do Trabalhador dos Estados da Região Nordeste (Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Maranhão, Sergipe, Bahia, Piauí e Ceará), bem como representantes do Ministério da Saúde, Controle Social da Saúde do Trabalhador, Ministério Público do Trabalho, INSS, Universidades, Superintendência Regional do Trabalho, Conselho de Classes, Federações, Confederações, Centrais Sindicais, técnicos da Atenção em Saúde e Atenção Básica e entidades afins que estão intrinsecamente envolvidas com a Saúde do Trabalhador com o objetivo de discutir sobre a PNSTT na Região Nordeste, considerando os desafios, conquistas e estratégias voltadas para a implementação da PNSTT.

2          REGRAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DAS EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

O VII Encontro Macrorregional Nordeste em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora receberá resumos de experiências exitosas até 20 de outubro de 2019 até as 23h59 min (horário de Brasília). Os resumos somente poderão ser enviados por meio eletrônico no site do evento da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão. As inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas através do E-mail coord.cerestma@gmail.com. A data limite de submissão para o envio dos resumos das experiências exitosas: 18 de setembro a 20 de outubro de 2019

3     ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO ONLINE

Não serão aceitos trabalhos encaminhados por e-mail, fax ou correios. Para maiores esclarecimentos- Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador do Maranhão Cerest Estadual do Maranhão de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e 14h às 17h através dos telefones: (98) 3194- 6217, (98) 3194-6223 ou (98) 9152-3522 (celular/whatsapp), ou através dos e-mail coord.cerestma@gmail.com

Não serão aceitos trabalhos enviados fora do prazo limite de submissão, bem como, aqueles que não estejam estruturados de acordo com o formulário padrão. A data limite de submissão para até   20 de outubro de 2019 até as 23h59 min (horário de Brasília)

Após preencher o formulário de inscrição, poderá ser realizado o envio dos trabalhos.

Cada participante poderá submeter no máximo dois resumos vinculados à sua inscrição. Não há limite para participação em coautoria de trabalhos inscritos por outros participantes. Os trabalhos selecionados serão informados através de edital publicado no site e email enviado ao autor principal.

O Processo de seleção dos trabalhos será de responsabilidade da Comissão Científica considerando 04 (quatro) Eixos:

Eixo 1 – Agravos e Doenças Relacionadas ao Trabalho

  • Epidemiologia dos agravos e doenças relacionadas ao trabalho;
  • Protocolos em Saúde do Trabalhador (a);
  • Qualidade e/ou análise das informações dos agravos e doenças relacionadas ao trabalho;
  • Ações de identificação, combate e erradicação do Trabalho Infantil ou Escravo.

Eixo 2 – Ação de Assistência à Saúde do Trabalhador (a) e Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho

  • Inspeção de ambientes e processos de trabalho;
  • Análise do perfil produtivo e suas repercussões no processo de trabalho;
  • Integralidade entre as Vigilâncias em Saúde;
  • Ação de Vigilância em Saúde do Trabalhador (a);
  • Promoção a Saúde do Trabalhador (a).

Eixo 3 – Gestão em Saúde

  • Desenvolvimento Socioeconômico e impactos na Saúde do Trabalhador;
  • Precarização do Trabalho;
  • Avaliação de Sistemas, Políticas, Programas ou Serviços voltados para a Saúde do Trabalhador (a).

Eixo 4 – Papel do Controle Social na Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT)

  • Participação Social na Saúde do Trabalhador (a);
  • Papel da CIST nos Conselho de Saúde;
  • Experiência da atuação do Controle Social no fortalecimento da PNSTT.

Nota:

A Comissão Científica se reserva ao direito de recusar os trabalhos que não se enquadrem nos eixos estabelecidos, bem como poderá remanejar os trabalhos para o eixo correspondente.

Os autores deverão encaminhar junto com os trabalhos o Termo de Autorização de uso e Cessão de Direitos Autorais (Anexo III) e a Declaração de Anuência (Anexo IV).

 

3          MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO

A Comissão elegerá os trabalhos para apresentação oral em plenária, assim como aqueles que serão apresentados na forma de banner (Anexo V).

 

4          REQUISITOS PARA O ENVIO DAS EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

Os resumos das experiências que contribuíram de forma significativa para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e para o aprimoramento das ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador (a) na área de sua abrangência, devem ser encaminhados para a Coordenação do VII Encontro Macrorregional Nordeste em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, pelos gestores e técnicos que atuam nos Cerest Estaduais e Regionais.

As experiências, devem estar no lapso temporal de 05 (cinco) anos compreendendo os anos de 2015 a 2019. Ressalta-se que os resumos submetidos devêm ser inéditos, sendo vedada a apresentação de trabalhos já publicados e divulgados em outros eventos anteriores relacionadas ao tema.

O autor principal do trabalho será responsável pela submissão do resumo e poderá enviar até 02 (duas) experiências em áreas temáticas distintas, e o mesmo resumo não poderá ser inscrito em áreas temáticas diferentes. A quantidade de co-autores é livre.

 

 4.1     RESUMO DA EXPERIÊNCIA EXITOSA

O texto deve ser objetivo, conciso e ter, no máximo, 2.500 caracteres (com espaço), fonte Arial, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5, devendo ser enviado no formato Word ou PDF (Anexo VI).

Título

Deve ser objetivo, conciso e informativo e conter até 100 caracteres (com espaços).

Autores

Informar nome completo e filiação institucional. Deve ser informado primeiro o (a) autor (a) principal e em seguida, o (s) coautor (es) e/ou coautora (s), se houver.

Resumo

Deve conter Objetivo(s), Métodos (Características da experiência, como, por exemplo: atores envolvidos, abrangência, descrição do processo, metodologia utilizada, ações desenvolvidas, período de execução), Resultados (impacto da experiência), Conclusões e Recomendações.

Observações e Anexos

Os autores dos resumos enviados devem indicar no campo observações, os órgãos financiadores da experiência, se houver, e declarar que não há conflitos de interesses, ou seja quando uma decisão é influenciada pelos interesses de apenas uma das partes envolvidas, prejudicando as demais. Portanto, exercer qualquer tipo de ação para obtenção de vantagens pessoais prejudicando outros é agir tanto antiética (por ser contrário ao que se entende por correto) quanto imoralmente (por se concretizar em prejuízo ao outro).

4.2      SELEÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica composta por técnicos da Vigilância em Saúde, da Superintendência de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador, do Cerest Estadual Maranhão, da Universidade Federal do Maranhão, e da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (a) do Estado de Maranhão (CISTT-MA).

Serão selecionados 02 (dois) trabalhos por eixo, para apresentação em Plenária e os demais trabalhos serão apresentados em forma de banner.

A Comissão Científica fará uma análise da observância dos critérios de elegibilidade descritos abaixo mediante pontuação (na escala de zero a cinco pontos) totalizando a pontuação máxima de 25 pontos:

ItemPontuação
12345
Clareza e objetividade.
Adequação da metodologia aos objetivos propostos.
Reprodutibilidade e sustentabilidade, que avalia se a experiência pode ser reproduzida em outros contextos.
Relevância, que considera a importância e a utilidade para o desenvolvimento das ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador (a).
Caráter inovador, entendida como a introdução de novos processos, produtos, práticas, programas ou políticas.

Nota:

O trabalho inscrito que obtiver pontuação zero será considerado inelegível.

Os trabalhos aprovados nesta etapa serão apresentados em sessões temáticas através de Exposição oral ou visual. A forma oral com o auxílio de Power Point ou outras formas de apresentação. Cada autor terá 10 minutos para apresentar seu trabalho. Após as apresentações, haverá debate com os respectivos autores mediado pela coordenação da mesa.

A forma visual será através de banner com as seguintes medidas: 90 cm de Largura, 120 cm de Altura, contendo os seguinte itens: Introdução; Objetivo; Metodologia; Fundamentação teórica; Resultados; Conclusão e Referências.

O material permanecerá expostos durante o Evento, sendo de responsabilidade do autor ou responsável o recolhimento ao termino.

5          CERTIFICAÇÃO E DESPESAS

5.1      CERTIFICAÇÃO

Os certificados de participação no encontro e de apresentação das experiências serão enviados para o e-mail informado no momento da inscrição.

Os trabalhos selecionados serão compartilhados no site da Secretaria de Saúde www.saude.ma.gov.br/ ou enviado por email após o evento.

5.2      DESPESAS

As despesas pessoais com transporte e hospedagem deverão correr por conta dos participantes, inclusive autor (es) e/ou co-autor (es) das experiências aprovadas e confecção de banners, exceto o almoço, que será de responsabilidade do evento.

6          PROGRAMAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E COMISSÕES

O encontro ocorrerá em 02 (dois) dias de acordo com a programação de execução, discriminação de recursos financeiros e insumos necessários, bem como a composição das comissões organizadoras para realização do mesmo (Anexo VII, Anexo VIII e Anexo IX),

ANEXOS

Anexo I – CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Cronograma de Execução

ETAPAPRAZO
Publicação do Edital11 de setembro de 2019
Inscrições16 de setembro a  06 de novembro de 2019
Envio dos resumos das experiências exitosas16 de setembro a 18 de outubro de 2019
Divulgação das experiências selecionadasAté 25 de outubro de 2019
Realização do VII Encontro Macrorregional Nordeste07 e 08 de novembro de 2019

DOCUMENTO EM ANEXO:

 EDITAL DO VII ENCONTRO MACRORREGIONAL NORDESTE EM SAÚDE.(Revisado em 11.10.2019)

 

 Anexo VII – PROGRAMAÇÃO

 

PROGRAMAÇÃO DO VII ENCONTRO MACRORREGIONAL NORDESTE EM SAÚDE

07 e 08 de novembro de 2019

 Dia 07/11/2019

 8h Abertura: Composição da mesa de abertura

9h Palestra de Abertura “As mudanças no mundo do trabalho e suas repercussões na RENAST e na atenção à Saúde de Trabalhadores e Trabalhadoras.”

Palestrante: Karla Freire Baeta, Coordenadora Geral da Saúde do Trabalhador/Ministério da Saúde/MS

Moderador: Maria dos Aflitos Silva, Enfermeira, Mestre em Saúde Pública, Técnica do Cerest Estadual – SES/MA

10h Debate

11h Palestra: “A importância da Política da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”

Palestrante: Geordeci Menezes de Souza – Coordenador Nacional da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – CISTT/CNS.

Moderador: Denise Zuque – Coordenadora do Cerest Regional Mata Roma/MA

12:30h -13:30h Almoço

13:30h Apresentação áudio/visual de experiências exitosas

16:30h Debate das experiências exitosas

Moderador: Elizânia da Silva Bandeira – Coordenadora do Cerest Regional Imperatriz/MA

18:00h – Encerramento

Dia 08/11/2019

 8:30h Mesa Redonda “Programa de Erradicação do Trabalho Escravo: Monitoramento, Análise e Avaliação”

Debatedores:

Francisco Goncalves da Conceição, Secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular/MA

Léa Cristina da Costa Silva Léda, Auditora Fiscal do Trabalho, Superintendente Regional do Trabalho/MA

Dayana Carvalho Coelho – Consultora da OIT em Monitoramento e Avaliação de Políticas de Combate ao Trabalho Escravo da Organização Internacional do Trabalho

Moderador: Maria do Socorro Castro – Técnica do Cerest Estadual – SES/MA

9:30h Debate

10:30h Mesa redonda “Transtornos mentais relacionados ao trabalho: a saúde do trabalhador em alerta”

Debatedores:

Klitia de Jesus Saraiva Garrido, Médica do Trabalho, Professora associada do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal do Maranhão/UFMA

Isabelle Campos Morais Rêgo de Araújo – Chefe de Departamento de Atenção a Saúde Mental, Departamento de Atenção à Saúde Mental – SES/MA

Milene Tramansoli Resende, Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública – DSASTE/Ministério da Saúde

Moderador: Jocenária Ferreira de Souza Soares – Coordenadora do Cerest Regional São Luís/MA

11:30h Debate

12:30h -13:30h Almoço

13:30h Apresentação Banners (área externa)

14:30h Mesa Redonda “Doenças relacionadas ao Trabalho: Câncer”

Debatedores:

Ubirani Barros Otero, Instituto Nacional do Câncer – INCA
Rachel Jorge Dino Cossetti, Médica Oncologista, Professora do Curso da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A CONFIRMAR
José Klerton Luz Araujo, Médico Oncologista Clínica Hospital do Câncer do Maranhão A CONFIRMAR

Moderador: Eliel dos Santos Pereira – Coordenador do Cerest Regional Caxias/MA

15h30 – Debate

16h30 – Encerramento – Apresentação cultural