Notícias
Governo atende população da região de Santa Inês com “Cuidar de Todos Cirurgias” e realiza procedimentos de catarata e pterígio
- 3 de fevereiro de 2024
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: SES
A população de Santa Inês e outras cidades da região foram beneficiadas pelo Cuidar de Todos Cirurgias, promovido pelo Governo do Maranhão no Hospital Macrorregional Tomás Martins. Cerca de 500 pessoas passaram por exames de triagem oftalmológica nessa sexta-feira (2). A ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) acelera o atendimento aos pacientes com as etapas de cirurgias de catarata e pterígio até domingo (4), na unidade da rede estadual.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou que o Programa Cuidar de Todos Cirurgias tem como objetivo continuar realizando procedimentos como esse para reduzir a demanda da região e promover a qualidade de vida da população. “Trata-se de uma ação de intenso volume de produção. Esperamos fazer cada vez mais para melhorar a saúde em Santa Inês e em todo o Maranhão. É o que mais nos interessa”, afirmou.
Oriunda do município de São João do Caru, Elivanilde Santos Silva, de 54 anos, fez a triagem para cirurgia de catarata, na sexta-feira (2), no Hospital Macrorregional Tomás Martins. “Descobri que tenho catarata há uns anos, fui ao médico fiz exame, usei óculos, porém, não tinha resultado para enxergar bem. Fiz novos exames e o oftalmologista disse que eu precisava de cirurgia para catarata. Por isso, eu sentia coceira, tudo embaçado e muito lacrimejamento, além da irritação. Espero que essa iniciativa ajude todos que estão aqui para atendimento” disse a paciente.
A moradora de Santa Inês, Maria da Silva, de 68 anos, completou: “É uma boa iniciativa eles trazerem para cá essas cirurgias”.
Os procedimentos de catarata e pterígio integram as ações do Programa Cuidar de Todos Cirurgias do Governo do Estado. Em Santa Inês, a triagem ocorreu com aferição de pressão, glicemia e sinais vitais para prosseguir no atendimento cirúrgico. Após essa etapa, o paciente triado segue para realização do procedimento operatório, no mesmo dia.
O pterígio é uma membrana que cresce no canto dos olhos composta por tecido fibroso e vasos sanguíneos que atinge a córnea. A sensação é de vermelhidão e coceira. Já a catarata é uma doença associada às condições fisiológicas que afetam a lente natural dos olhos (a intraocular) deixando a visão turva ou embaçada.
“Essa iniciativa do governo do Estado é uma estratégia importante para redução das filas de espera, dando mais qualidade de vida aos pacientes que irão recuperar a visão”, explicou a diretora geral do Hospital Macrorregional Tomás Martins, Fabíola Carvalho. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua.
A ação do Governo do Estado é fruto da emenda parlamentar da deputada estadual Solange Almeida.