Notícias
Força Estadual de Saúde do Governo do Maranhão realiza mais de cinco mil atendimentos em 28 municípios
- 26 de dezembro de 2023
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Atenção Primária SES
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou 5.812 atendimentos entre outubro a dezembro deste ano, com o objetivo de reforçar a assistência na Atenção Primária em Saúde (APS) para potencializar os indicadores do programa Previne Brasil em 28 municípios maranhenses. Iniciada no município de Tufilândia, a ação, que contou com apoio da Força Estadual de Saúde (Fesma), foi encerrada no último dia 20 de dezembro, em Alcântara.
“A Fesma, em parceria com esses municípios, realiza o apoio institucional, potencializando as atividades de saúde do território. O trabalho visa fortalecer a gestão local e promover a prevenção nas áreas mais remotas, como no município de Afonso Cunha, onde prestamos assistência integral a uma senhora de 108 anos, mostrando que o trabalho executado é com humanidade, a partir dos princípios do SUS”, destacou o superintendente da Atenção Primária da SES, William Vieira.
A equipe da SES trabalhou para promover, aprimorar e fortalecer a Atenção Primária à Saúde nos locais remotos, de acordo com os indicadores do Previne Brasil, com ações em torno dos seguintes eixos, como: estratificação de risco da gestante e criança menor de um ano;- atualização de calendário vacinal de rotina; atendimento e acompanhamento de hipertensos, diabéticos e público em geral;- busca ativa de usuários precoces com diabetes mellitus e hipertensão, gestante e criança; aferição de glicemia, pressão arterial, peso, altura. Ainda foram realizadas ações de educação continuada em saúde aos atendidos.
Gestantes, crianças, hipertensos, diabéticos e mulheres de 25 a 64 anos fizeram parte do público-alvo prioritário assistido nos 5.812 atendimentos em 28 municípios, durante 90 dias. A Força Estadual foi até Alcântara, Morros, Povoado de Boa Esperança, Monção, Turilândia, Apicum-Açu, Central do Maranhão, Mirinzal, Tufilândia e outras localidades efetivar as ações.
A coordenadora da Fesma, Adriana Mota, detalhou como as equipes atuaram. “A equipe técnica da Força dialogou com as gestões municipais e identificou suas maiores fragilidades e potencialidades, para atuar exatamente onde o município mais precisa, pois cada local tem sua realidade”, explicou.
Previne Brasil
O objetivo do programa Previne Brasil é aumentar o acesso e o atendimento nas unidades de saúde do Brasil. Os recursos são utilizados para incentivar a adesão a programas específicos, como o Saúde na Hora (que amplia o horário de atendimento nos postos de saúde), o Informatiza APS (que apoia a informatização das unidades de saúde e a qualificação dos dados da Atenção Primária à Saúde de todo o país) e o Consultório na Rua (que amplia o acesso de atendimentos médicos à população em situação de rua), entre outros destinados ao cuidado da saúde da população brasileira.