Secretaria Adjunta de Saneamento

Dentro do organograma institucional da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apresenta posição importante para cumprimento de ações relacionadas à renovação e ampliação dos serviços e mecanismos de promoção da saúde pública. A composição da mesma agrupa os Departamentos de Gestão, Acompanhamento e Regulação; Departamento de Saneamento Básico; Departamento de Manutenção e Estrutura Física.

Estes departamentos têm como atribuição desenvolver papel técnico no tocante a emissão de análises, parecer, e execução propriamente dita de obras civis relevantes e pertinentes a gestão pública em saúde no estado. Realizar e acompanhar projetos de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água; Sistemas de Esgotamento Sanitário; Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD), Posto de Saúde; reforma e ampliação de Hospital municipal e Posto de Saúde.

Cabe ainda a fiscalização com relatórios, análises e parecer técnico de obras dos convênios, e Fundo a Fundo entre SES e os Municípios nas construções de: Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água em povoados; Módulos Sanitários Domiciliares (MSD), reforma e ampliação de Hospital municipal e Posto de Saúde, orçamentos, especificações, composições e termos de referências para elaboração de processos para licitações de obras com administração direta da SES e suas respectivas fiscalizações.

Análises e parecer técnicos de projetos diversos como: Gerenciamento e fiscalização de convênios federais das obras, convênios para elaboração de projetos básicos e executivos para sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, convênios para construção de Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD) em povoados.