Notícias
Governo realiza abertura do Congresso Cuidar de Todos nesta quarta-feira (15)
- 14 de maio de 2024
- Postado por: ascom
- Categoria: Pauta
O Congresso Cuidar de Todos, promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), reunirá, a partir desta quarta-feira (15), cerca de 1.600 participantes, entre prefeitos, gestores municipais de saúde, trabalhadores da saúde, agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, e instituições voltadas à saúde, no Hotel Blue Tree, em São Luís (MA).
No congresso, com o tema: “Municipalismo forte da gestão do SUS”, a programação reúne 14 painéis oportunizando o compartilhamento de experiências desenvolvidas no território e, também, temas e diretrizes sobre financiamento do SUS, gestão do trabalho, saúde materna e infantil, entre outros. Durante o evento, o Plano Estadual de Oncologia do Maranhão, aprovado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), será lançado. A programação do congresso prossegue até esta sexta-feira (17).
No primeiro dia, as mesas redondas serão voltadas a contextualizar três eixos: Cuidar de Todos: Estado e municípios cooperando para o enfrentamento dos problemas que mais causam adoecimento no estado; O território como base para o SUS que queremos, e Regionalização da Saúde do Maranhão: caminho para a integração. E, ainda, a palestra “Cuidado integrado: como fortalecer a saúde do usuário do SUS?”
Na quinta-feira (16), os temas dos painéis, são: Planejamento e finanças na gestão do SUS; Transformação digital e a melhoria da qualidade das informações em saúde; Saúde mental e o cuidado às pessoas privadas de liberdade; Segurança do paciente como direito: todos contruibuindo para redução dos riscos; Abordagem familiar e intersetorialidade: olhar sobre o território; Cuidado em saúde mental: reflexões sobre o presente e o futuro em saúde mental, e Reflexões sobre o controle social para o fortalecimento do SUS no Maranhão.
Na sexta-feira (17), o Congresso Cuidar de Todos prossegue com os painéis Vulnerabilidades em saúde: busca da equidade e integração intersetorial; Uma só saúde: entendendo o seu contexto; Em busca da eliminação das doenças socialmente determinadas: diagnosticar para tratar; Saúde materna e infantil: cuidado compartilhado; Promoção da saúde e prevenção na APS: caminhos para uma saúde de qualidade; Gestão do trabalho e educação na saúde, e Reconhecendo os esforços: municípios e suas experiências exitosas.