Notícias
Governo disponibiliza ações em saúde e de prevenção da hanseníase no bairro da Liberdade
- 26 de janeiro de 2024
- Postado por: ascom
- Categoria: Pauta
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, neste sábado (27), das 8h às 16h, no Quilombo Urbano, no bairro da Liberdade, ação em saúde para alertar, orientar e rastrear novos casos da hanseníase, como ação da campanha Janeiro Roxo. Durante a atividade, diversas ações de promoção e prevenção à doença serão realizadas no Centro Educacional Luís Ferreira.
Durante a ação haverá atendimento à população com objetivo de identificar pessoas acometidas pela doença para tratamento, divulgar sinais e sintomas da hanseníase, com exame dermatoneurológico e diagnóstico médico; e aplicar o Questionário de Suspeição de Hanseníase.
Na programação, estão previstas ainda a entrega e atualização da caderneta do Pequeno Maranhense, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C; distribuição de preservativos, gel lubrificante e autoteste de HIV. E ainda roda de conversa sobre a população negra e sobre prevenção da saúde bucal, entre outras.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir), realizará Oficina de Identidade e de Pertencimento Étnico com bonecas Abayomis; roda de conversa sobre a Política de Promoção de Igualdade Racial, através do Estatuto Estadual da Igualdade Racial; distribuição do Estatuto de Igualdade Racial, além da Feira Criativa de Economia Solidária de Mulheres Empreendedoras do Quilombo.
Por meio do serviço, estarão disponíveis na ação vacinas contra Covid-19 (adulto e infantil), influenza, hepatite B, VIP (doença evitada: poliomielite), VOP (doença evitada: poliomielite), rotavírus (doença evitada: diarreia por rotavírus), penta (doença evitada: hepatite B, difteria, tétano, hemophlius tipo B), pneumo-10 (doença evitada: pneumonia), meningo C (doença evitada: meningite), febre amarela, tríplice viral (sarampo), hepatite A, DTP (difteria, tétano e pertussis), dT (tétano), HPV, meningo ACWY (doença evitada: meningite) e DTPA (difteria, tétano e pertussis).
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, transmitida pelas vias áreas superiores, como tosse ou espirro, através do convívio prolongado de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para uma pessoa saudável. Uma das principais formas de combater o avanço da doença é o diagnóstico precoce e tratamento imediato.