Notícias
Unidade da rede estadual de saúde celebra recuperação de paciente e comemora aniversário da criança
- 29 de abril de 2024
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Notícias
Equipes da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma), em São Luís, comemoraram no mês de abril os avanços na recuperação do paciente Theo Pereira, e celebraram o aniversário de um ano da criança, que segue recebendo assistência na Unidade Intermediária Neonatal. A unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove a vivência parental na ambiência hospitalar.
Theo Pereira nasceu em 26 de abril de 2023, de parto cesáreo com 38 semanas, pesando 3,373 quilos. Devido a uma síndrome, nas suas primeiras horas de vida, a criança precisou ser reanimada e entubada. No período em que esteve na UTI neonatal foi constatado convulsões repetitivas de difícil controle, entre outros diagnósticos.
A fisioterapeuta Priscila Fernandes explica que Théo, desde que nasceu, precisou de muitos cuidados especializados devido a sua malformação congênita, diagnóstico de epilepsia de difícil controle, bem como as internações na UTI.
“Atualmente, a família passa por treinamentos. Nós temos aqui uma mãe atípica super dedicada e que se divide entre dois filhos nos cuidados. Estamos somando as forças para que possa estar logo com a família. Ele merece é um menino guerreiro, vitorioso que tem muita vontade de viver”. E acrescentou: “Temos muito a comemorar, breve sua alta e hoje seu 1° aninho. Um projeto humanizado que já faz parte do nosso calendário, sempre que um lactente completar seu 1°ano conosco, terá sua festinha”, pontuou.
A mãe da criança, Maria Vitória Fernandes Pereira, de 28 anos, ficou emocionada com o carinho da equipe e a celebração especial de aniversário. “Amei demais, esse momento é muito importante pra mim, pois não ia ter condições de fazer uma festinha, e as profissionais fizeram isso acontecer eu sou muito grata pela equipe durante todo esse tempo, são pessoas maravilhosas que sempre cuidaram muito bem do meu Theo”, disse.
A enfermeira neonatologista Marina Karole Barroso, supervisora da Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (UCINCo) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa), ressaltou a importância também com o bem-estar das famílias dos pacientes. “Nosso intuito é estar sempre com as famílias, apoiando e comemorando para que se sintam acolhidos durante a permanência hospitalar”, pontuou.
A médica neonatologista Marivanda Furtado Goudard destacou os benefícios da assistência humanizada para o paciente e familiares. “A equipe de saúde da Macma prioriza o tratamento humanizado junto com a família, nosso investimento é construir boas memórias afetivas, como foi hoje a comemoração do aniversário do Theo”, disse.