Notícias
SES reúne gestores das unidades regionais de saúde durante a 1ª Oficina de Qualificação
- 28 de maio de 2024
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Notícias
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, até esta quarta-feira (29), a 1ª Oficina de Qualificação de Gestores das Unidades Regionais de Saúde (URS), em São Luís (MA). Na programação, os gestores apresentam experiências exitosas de ações executadas nas 19 URS do Maranhão.
“A oficina é um importante evento e movimento de qualificação dos nossos gestores. É onde nós temos, inclusive, a apresentação de casos de sucesso de apoio das regionais aos municípios. Além das experiências exitosas, também estamos fortalecendo a gestão e governança das regionais, potencializando esse dispositivo tão importante para a SES nos territórios”, afirmou a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos.
A oficina iniciou nesta segunda-feira (27), e durante os três dias os participantes debatem o tema central “Regionais de Saúde e as Janelas de Oportunidades do SUS”. Nesta terça-feira (28), quatro dos 18 gestores apresentaram experiências exitosas desenvolvidas em seus territórios, que foram Arboviroses (Balsas), Apoio ao DSEI na articulação da Planificação dos municípios (Barra do Corda), Planificação (Pedreiras) e Intervenção em Saúde em áreas alagadas de municípios da região (Bacabal).
“As URS, por serem a representatividade da Secretaria de Saúde na região, portanto essas experiências exitosas estão justamente para isso. Nós temos hoje quatro experiências que foram bastante exitosas”, disse o coordenador das URS do Maranhão, Aristeu Marques.
A gestora da URS de Bacabal, Bruna Gonçalves, comentou do desejo de que a experiência compartilhada possa ser desenvolvida em outros territórios. “A Regional de Barra do Corda é formada por seis municípios e a sua principal característica é a presença de população indígena, das etnias Canela e Guajajara. Em nossa experiência, possibilitamos o estreitamento entre o DSEI e os municípios, coisa que anteriormente não acontecia totalmente, garantindo aos indígenas melhor acesso aos serviços da Atenção Primária, como também da Atenção Secundária, com as nossas policlínicas e hospitais regionais, tudo isso respeitando a cultura e particularidades desses povos”, pontuou Bruna.
Otacílio Tavares Fernandes é gestor da URS de Pedreiras e apresentou o processo de diálogo com os prefeitos e gestores dos 13 municípios de sua região sobre o Planifica Maranhão. “Nós caímos em campo, fizemos contato em todos os municípios e hoje nós podemos dizer que foi um resultado bastante positivo. Todos os municípios da nossa Regional abraçaram a planificação. Além disso, também conseguimos aproximar os territórios da regional, mostrando as vantagens da planificação e os resultados positivos que ela pode trazer”.
Durante o encontro, os participantes ampliaram a percepção sobre as atividades desenvolvidas através das Superintendências da Atenção Primária, da Vigilância Epidemiológica e Sanitária, bem como de Saúde Trabalhador e Saúde Ambiental, entre outras.
A subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Neves, dialogou com os gestores e acompanhou a programação da 1ª Oficina de Qualificação de Gestores das Unidades Regionais de Saúde.