Notícias
SES promove roda de conversa sobre pré-natal e mudanças fisiológicas na gestação na Maternidade Benedito Leite
- 8 de março de 2024
- Postado por: ascom
- Categoria: Notícias

A importância do pré-natal e aos aspectos das mudanças fisiológicas maternas durante a gestação. Esse foi o objetivo da roda de conversa realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na Maternidade Benedito Leite, em São Luís. A iniciativa tem o objetivo de acolher novas gestantes e fornecer informações essenciais para o bem-estar das futuras mães e de seus bebês.
O encontro, realizado na primeira semana de março, foi mediado pela enfermeira Mariana Barbosa, coordenadora de enfermagem, e abordou tópicos relacionados ao pré-natal, destacando a importância do acompanhamento regular durante a gestação. As profissionais de saúde enfatizaram a relevância dos exames médicos, como ultrassonografias e análises laboratoriais, para monitorar o desenvolvimento fetal e identificar eventuais complicações precocemente.
Além disso, foram discutidas as mudanças fisiológicas que ocorrem no corpo da gestante ao longo dos nove meses. Temas como alterações hormonais, adaptações cardiovasculares e modificações no sistema imunológico foram esclarecidos de forma acessível, permitindo que as futuras mães compreendessem melhor as transformações que experimentarão durante a gravidez.
O propósito das rodas é capacitar as gestantes e seus companheiros durante toda gestação, além da preparação para o momento do parto. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios ficam responsáveis por comunicar as gestantes sobre os cronogramas dos encontros, que acontecem quinzenalmente, sendo sempre às sextas-feiras, às 14h.

No quinto mês de gestação, a nutricionista Klea Albuquerque, de 27 anos, foi acompanhada do servidor público Vittor Cuba, de 30 anos. É a gestação do primeiro filho e o casal foi conhecer a maternidade por indicação de uma amiga. “Viemos experimentar conhecer a maternidade pública e o serviço público que é fundamental. A troca de informações, hoje, foi muito boa. Importante para quem está iniciando na experiência da gestação, como eu”, disse Klea.
Para Vittor o encontro serviu para saber mais detalhes sobre o período da gestação. “Aprendi que ela vai ter alterações no humor, porque tem a questão dos hormônios, eles ficam à flor da pele, mais aflorados. Enfim, muitas coisas. A gente pretende voltar outras vezes para a roda de conversa”, complementou.
Mariana Barbosa ressalta que as rodas são importantes para informar sobre os cuidados que a mulher deve ter, a importância de fazer um plano de parto. “As famílias podem chegar aqui às sextas-feiras, às 14 horas, que serão acolhidas na roda”, pontuou.
A próxima roda de conversa está marcada para o dia 22 de março e vai abordar a elaboração do plano de parto.
Assistência materno-infantil
A Maternidade Benedito Leite oferece atendimento de urgência e emergência em obstetrícia em São Luís (MA), com 51 leitos de enfermaria para o alojamento conjunto de gestantes em pré-parto, parto e puerpério.
A unidade de saúde dispõe também de serviço de UTI Neonatal, com estrutura de 10 leitos e apoio à amamentação, com serviço de coleta domiciliar de leite humano para pasteurização e oferta aos bebês internados; além de serviços de exames de imagem em análise clínica, ultrassonografia, teste rápido de HIV e triagem neonatal (pezinho, linguinha, orelhinha e coraçãozinho).
A maternidade realiza ainda rodas de conversa, semanalmente, com gestantes e um serviço de planejamento reprodutivo com inserção de DIU e outros métodos contraceptivos. Em 9 anos de gestão do Instituto Acqua, a maternidade já realizou 1.976.377 atendimentos e 47.398 partos.