Notícias
SES promove oficina estadual sobre Retinografia na APS e Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial
- 26 de abril de 2024
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Notícias
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta sexta-feira (26), a “Oficina Estadual sobre Retinografia na Atenção Primária e Saúde e Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial”, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís. O encontro reuniu profissionais médicos e enfermeiros dos 217 municípios maranhenses, bem como acadêmicos da área da saúde, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão e também da prevenção a agravos relacionados ao diabetes.
“A fazermos uma melhor estratificação de risco na atenção primária, estabelecemos protocolos melhores, mais resolutivos e empoderamos a enfermagem, bem como a medicina da Estratégia Saúde da Família. O resultado são encaminhamentos às referências e contra referências dos pacientes em tempo oportuno”, afirmou a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos.
A oficina teve como foco ofertar a capacitação na especialidade de Retinografia (Exame de Fundo de Olho). Uma vez orientados, esses profissionais e futuros profissionais da saúde poderão executar uma melhor estratificação dos pacientes diabéticos e hipertensos, que devido às comorbidades têm a diminuição de acuidade visual e cegueira como principais sequelas.
Com a tecnologia, os exames de fundo de olho poderão ser feitos durante a teleconsulta e o laudo finalizado em até 3 dias, garantindo maior rapidez no tratamento e comodidade para o paciente acolhido na atenção primária do território.
Para a médica da Estratégia Saúde da Família de Pinheiro, Joyce Bitencourt, foi um momento de atualização dos saberes. “A maior importância realmente é nos atualizar de tudo, do que a partir de agora é o principal para a gente tentar combater essas duas doenças, que uma vez instaladas não há mais cura, mas tem controle, tem compensação”, pontuou.
O enfermeiro que atua na APS de Igarapé do Meio, Marcelo Henrique Bezerra, comentou que o treinamento serviu para melhor acolher as pessoas. “A gente nunca sabe de tudo, então ter esse treinamento para abordar as pacientes com hipertensão diabetes e garantir a eles um melhor tratamento, priorizando também a Retinografia, é de suma importância, seja para mim enquanto enfermeiro como também para o profissional médico, uma vez que atuamos em equipe”.
A realização da oficina contou com a parceria da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), representada pelo médico oftalmologista, especialista em Retina e Vítreo e coordenador do Departamento de Saúde Ocular da SBD, Fernando Malerbi.
“Estamos bastante animados com a parceria entre o estado e a SBD, pois a nossa sociedade tem como missão auxiliar no desenho de políticas públicas para melhorar a vida da pessoa com diabetes. Neste sentido, ficaremos contentes de conseguir ver, daqui a um tempo, que localmente a política vem sendo implementada, salvando a visão das pessoas”, compartilhou Fernando.
Presente na mesa de abertura, o superintendente de Atenção Primária da SES, Willian Ferreira, destacou que o Maranhão vive uma etapa de priorização da Atenção Primária. “Na primeira etapa do Cuidar de Todos, fizemos a distribuição de equipamentos e aparelhos. Agora, queremos, com a ajuda dos municípios, buscar a melhoria dos indicadores, pois acreditamos que isso fará do Maranhão uma referência nacional”.
Também estiveram na abertura da “Oficina Estadual sobre Retinografia na Atenção Primária e Saúde e Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial” a coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Cordeiro; e o oftalmologista, professor e coordenador do Telessaúde da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Humberto Serra.