Notícias
SES promove ação de vacinação para atualização da carteira vacinal de profissionais de saúde do Hospital Dr. Carlos Macieira
- 2 de março de 2024
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Notícias
O Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís (MA), referência em assistência de alta complexidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou esta semana a ação de vacinação promovida anualmente pela unidade. A iniciativa tem o objetivo de garantir a proteção e a saúde dos profissionais com a atualização da carteira vacinal dos trabalhadores da saúde.
No período de 26 a 28 de fevereiro, a ação contou com aplicação de imunizantes de tríplice viral, tétano e difteria, hepatite B, febre amarela, bivalente para covid e meningocócica, como explica Jovenilia Coelho, enfermeira do trabalho no Hospital Carlos Macieira. “Normalmente fazemos três campanhas ao longo do ano para os colaboradores. Nesse primeiro momento não foi ofertada a influenza porque teremos a campanha na segunda etapa para diminuir o risco de contaminação durante o trabalho na assistência”, disse.
“A vacinação é uma ferramenta fundamental na prevenção de diversas enfermidades. Em um ambiente hospitalar, onde a exposição a diferentes agentes infecciosos é maior, garantir a imunização dos profissionais de saúde é uma medida estratégica para manter a segurança no ambiente de trabalho e proteger a saúde de todos”, afirmou a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente, Chirlene Gomes.
A adesão dos profissionais de saúde à campanha foi expressiva, refletindo o comprometimento da equipe com a segurança e o cuidado não apenas dos pacientes, mas também de si mesmos. Além disso, a iniciativa contribui para a construção de uma cultura de prevenção e promoção da saúde no ambiente hospitalar.
A técnica de enfermagem Márcia Diniz, de 41 anos, atualizou a carteira vacinal. “Importante para prevenir a gente de doenças e tendo as vacinas aqui já facilita a vida da gente”, comentou. Já a enfermeira Alana Jansen, de 36 anos, vacinou de hepatite B. “Estamos em contato direto com o paciente, inclusive de UTI, então é uma proteção para todos nós”, finalizou.
O Hospital Dr. Carlos Macieira, da rede da SES, é o primeiro do Nordeste a receber a certificação de Acreditação Nível I, assinada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), como hospital de alta complexidade. A unidade é erenciado pelo Instituto Acqua.