Notícias
SES premia unidades que se destacaram por desempenho na atenção hospitalar
- 8 de março de 2024
- Postado por: ascom
- Categoria: Notícias

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) premiou oito unidades pelo desempenho na melhoria de indicadores em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e Enfermarias. A solenidade aconteceu nesta segunda-feira (4) e terça-feira (5) com apresentação dos indicadores de resultados de 2023 feita pela Epimed, responsável pelo acompanhamento da performance das unidades.
Para a chefe de Departamento de Qualidades e Projetos Especiais, Patrícia Rocha, o reconhecimento é uma demonstração da repercussão em qualidade dos hospitais e maternidade. “O impacto para a unidade e o paciente é o melhor possível, pois se eu visualizo os gargalos, eu consigo fazer um plano de ação adequado, tornando os processos mais eficientes e reduzindo o tempo médio de permanência do paciente na unidade, contribuindo para diminuição do risco de infecção desse paciente”, explicou.
Nos indicadores de Enfermaria, destaque para o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, o Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago e o Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês.

Na categoria UTI, o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), o Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, Hospital Macrorregional Tomás Martins, o Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, em Coroatá, e o Hospital Macrorregional de Urgência e Emergência de Presidente Dutra.
O diretor geral do HCM, Edilson Medeiro, premiado nas duas categorias, enfatizou o empenho das equipes. “O resultado é fruto de um trabalho de uma equipe persistente, que busca a melhoria contínua dos seus indicadores e que se reverte para a sociedade, fazendo com que mais pacientes ocupem os leitos e possam desfrutar de tudo aquilo que a Secretaria Estadual de Saúde e o Governo do Estado, através do governador Carlos Brandão, podem oferecer à sociedade maranhense”, pontuou.

O diretor médico do Projeto de Governança Clínica Brasil da Epimed, Maurício Velasco, destacou o empenho de todas as unidades em busca da melhoria de resultados. “O projeto acompanha os hospitais desde o início da entrada do paciente até a saída do hospital. Nós estamos em 18 unidades aqui e nos demais municípios, e foi surpreendente a melhoria que teve em diversos hospitais”, ressaltou.

Com os dados de atendimento, um ranking foi elaborado com base na soma das melhorias de desempenho em relação ao ano de 2022. Em UTI foram avaliadas as Redução da Taxa de Mortalidade Padronizada, e a Redução da Taxa de Utilização de Recursos Padronizados, e nas Enfermarias giro de rotatividade, Permanência na unidade e Percentual de mortalidade.
Participaram do evento, o corpo de diretores clínicos e administrativos, gerentes de qualidade e gerentes de enfermagem dos hospitais da rede estadual.
De acordo com a responsável pelo Serviço de Qualidade do Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, a enfermeira Rafaela Barros, a honraria é o resultado de um esforço coletivo para ofertar o melhor aos pacientes assistidos.

“É um prêmio de grande importância para a unidade. A gente se sente privilegiado e feliz. É um trabalho conjunto da parte assistencial, corpo de gestão, a parte administrativa, os diretores que buscam constantemente essa qualidade assistencial para chegar no nosso paciente o melhor possível”, afirmou.