Notícias
SES oferece assistência materno-infantil no Hospital Macrorregional Tomás Martins
- 9 de maio de 2024
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Notícias
Com o fortalecimento da assistência materno-infantil para para pacientes da região do Vale do Pindaré, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou marca de 2 mil nascimentos no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês. A unidade oferece o atendimento completo às gestantes e dispões de leitos distribuídos para observação, pré-parto, alojamento conjunto e leitos neonatais.
“Nós ficamos muito felizes em atingir o número de 2 mil nascimentos no mesmo ano em que completamos 2 anos de inauguração da maternidade. O serviço de obstetrícia e neonatologia contribui de forma positiva na saúde materna e infantil do Maranhão. Vamos trabalhar cada dia mais para aumentar de forma expressiva o número de nascimento aqui na nossa maternidade, prezando sempre pelo respeito, humanização e qualidade na assistência”, destacou a diretora geral do Hospital Macrorregional Tomás Martins, Fabíola Carvalho
Natural do município de Monção, Milene Lobato Jansen, de 18 anos, deu à luz com 40 semanas e quatro dias à pequena Maya, nascida de cesariana e com 3.330 quilos, teve o contato pele a pele e mamou na primeira hora de vida. “Eu fiquei feliz e animada, pois soube que minha bebê foi a número 2 mil a nascer”, disse Milene Lobato.
A enfermeira Elaine Sila de Melo Barros explicou que a chegada de um bebê é um dos momentos mais emocionantes na vida de uma família. “É um período de alegria, expectativas e celebração, à medida que todos se preparam para receber esse novo membro da família, e foi nesse momento que pude contemplar esse mix de sentimentos e compartilhar de tanta alegria, olhares de amor e carinho. É uma grande satisfação fazer parte desse momento”, completou a enfermeira.
A maternidade já atendeu mais de 4.741 pacientes na Triagem Neonatal que inclui teste do pezinho, orelhinha, linguinha e coraçãozinho – necessários para diagnóstico precoce de doenças infantis. A unidade ainda conta com atividades de humanização para mães, entre oficinas de enxoval para mães de recém-nascidos internados na UTI Neonatal, comemoração de mesversário para recém-nascidos, fisioterapia na banheira para pacientes, além de qualificação para profissionais. O Hospital Macrorregional Tomás Martins é gerenciado pelo Instituto Acqua.