Notícias
SES inicia a campanha de doação de leite humano e frascos
- 13 de maio de 2024
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Notícias
Com o tema “Amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida”, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou, nesta segunda-feira (13), a campanha de doação de leite humano e frascos, na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA).
Durante a abertura da campanha, a chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da SES, Denise Macedo, pontuou a importância de fazer a doação. “Para quem teve essa experiência de amamentar durante a maternidade e de doar o leite humano se sente uma super-heroína, só de imaginar as crianças que recebem esse leite, muitas vezes as mães ficam aflitas com seus bebês internadas numa unidade de terapia e precisam desse leite para a sobreviverem, e ter essa oportunidade para participar desse momento aqui na MACMA é extremamente importante, porque é um hospital amigo da criança”, disse.
A coordenadora do Banco de Leite Humano, Iranildes Rodrigues Costa destacou o alcance da ação que ocorre anualmente. “O tema sensibiliza muito a gente, porque para a mãe que está doando às vezes ela não tem a imensidão de quanto faz a diferença uma gota de leite humano doada para um bebê prematuro, porque a gente sempre fala para mãe o leite humano é o alimento que para o bebê prematuro é vida, para ele sobreviver precisa desse precioso leite humano pasteurizado”, completou.
O diretor clínico da MACMA, Cleimilson Alves, ressaltou os benefícios da campanha. “A gente sabe o quanto o leite é importante para cada criança, uma gota de amor que salva vidas, e a nossa unidade é das maiores, e a gente recorre ao banco de leite para atender nossa demanda”.
Maria Antônia Barros, de 30 anos, é mãe receptora e falou sobre ato de receber o leite materno para alimentar o filho Heitor Barros de 1 mês internado na UTI neonatal. “Esse momento serve para reafirmar o nosso reconhecimento para cada gota doada e vida em cada gota recebida, nós mães da UTI neonatal reconhecemos esse ato de amor pela doação do leite materno, porque aqui estamos tendo o máximo de apoio do banco de leite da maternidade para as dietas dos nossos filhos, agradecemos todas mamães doadoras de leite materno, porque elas são doadoras de vida” falou a mãe de Heitor.
Joquebede Machado, 26 anos, mãe doadora compartilhou a alegria no ato de doar o leite materno. “Sou mãe de primeira viagem e quando comecei a amamentar meu filho Júlio Emanuel de quatro meses percebi que poderia doar bastante e a gente não mediu esforços para fazer a doação, porque desde o meu quinto mês de gestação eu já tinha leite, então fomos procurar um local e sempre nos indicaram o banco de leite aqui a maternidade como referência e quando a gente entrou em contato e os profissionais foram solícitos e rápidos, até gostaria de parabenizar vocês por fazer essa divulgação, porque cada vez que amamentando meu filho e estou com o coletor eu fico pensando, mais uma criança vai ser alimentada com esse leite, me sinto uma heroína por esse ato de amor”, disse a doadora.
A programação de abertura da campanha ainda teve oferta serviços para as mães doadoras e receptoras com massagem, escaldas de pés, maquiagem, práticas integrativas e complementares.