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SES celebra seis anos do Sorrir Praia Grande e registra mais 897 mil atendimentos
- 28 de fevereiro de 2024
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Notícias
A Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) da Praia Grande, em São Luís, completou, nesta quarta-feira (28), seis anos de atendimento, na rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com mais de 897 mil atendimentos. O equipamento é a primeira unidade de saúde pública a receber acreditação nível 1 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
A Sorrir oferece serviços que mudam a vida da população maranhense, como a profissional autônoma Maria de Jesus Martins, de 34 anos, que recebia atendimento pela primeira vez na unidade. “Fiz procedimento de restauração e fui muito bem acolhida pelos excelentes profissionais. É minha primeira vez e espero continuar o tratamento aqui porque foi de excelência”, afirmou.
“O resultado desse trabalho é de toda equipe, da recepção ao administrativo, os profissionais de saúde, todos que colaboraram nesses 6 anos. Mais de 42 mil pessoas já passaram por essa unidade. Temos todo cuidado para que o atendimento seja feito de forma correta e inclusiva. Aqui temos, hoje, a presença do promotor público que garante a fiscalização da eficiência dos serviços. É uma rede que se expandiu no Maranhão e agora será referência para outros estados”, disse o diretor geral da Rede Sorrir, Fabrício Saraiva.
Na ocasião foram entregues placas em homenagem aos diretores institucionais e representantes das unidades da Rede Sorrir. Profissionais também foram homenageados. O recepcionista Rogério Monteiro, de 46 anos, foi um deles. “Trabalho desde a inauguração e esse reconhecimento significa que o nosso trabalho é bem feito, com a qualidade no atendimento e estamos sempre prontos a contribuir”, falou.
A auxiliar de saúde bucal, Francisca Silva, de 45 anos, também foi reconhecida. “É muito gratificante porque a gente vê que esse reconhecimento é dos nossos próprios colegas, um reconhecimento da equipe e eu só tenho a agradecer”, comentou.
A Rede Sorrir é um diferencial na assistência em saúde bucal gratuita oferecida pelo Sistema Único de Saúde, com unidades nas cidades de São Luís, Caxias, Presidente Dutra e unidades móveis que alcançam localidades em Santa Inês e Coroatá. São ofertados atendimentos nas áreas de dentística restauradora, endodontia, periodontia, prótese dentária, estomatologia, cirurgia buco-maxilo, ortodontia, implantodontia, odontopediatria, reabilitação oral, cirurgia de frenectomia em bebês, bem como para o diagnóstico precoce do câncer bucal e atendimento protocolar dos pacientes com necessidades especiais.
Atendimentos
As unidades Sorrir são referência estadual para atendimento de urgência e emergência em saúde bucal e funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado das 8h às 12h, oferecendo consultas e procedimentos como radiografia, endodontia, periodontia, pequenas cirurgias, e atendimentos mais complexos como prótese, punção para biópsia, cirurgia oral, bucomaxilofacial, entre outros.
Neste ano, a unidade de saúde manteve o selo de acreditação nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), após um processo de revalidação por auditores do Instituto de Planejamento e Pesquisa para Acreditação de Serviços de Saúde (IPASS), órgão responsável por fiscalizar e manter o processo de acreditação hospitalar. A certificação avalia, por meio de padrões e requisitos, promover a qualidade e segurança da assistência no setor da saúde.
A unidade dispõe de 17 consultórios odontológicos com equipamentos de última geração e profissionais especialistas em diversas áreas de odontologia. Há ainda o Sorrir Móvel, serviço odontológico itinerante que disponibiliza duas salas odontológicas, aparelho de raio-x, pia, autoclave para esterilização dos instrumentos utilizados nos procedimentos, refletor odontológicos, além de equipes treinadas para atender à população. Com o Sorrir Móvel foram 17.867 atendimentos.
Em 6 anos, foram realizados 897.452 atendimentos, que inclui 39.875 atendimentos de urgência, 178.635 consultas, 565.186 procedimentos, 67.332 exames, 8.828 consultas no Sorrir Móvel, 34.149 procedimentos no Sorrir Móvel e 3.447 atendimentos em mutirões. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua.