Notícias
Semana de enfermagem: SES destaca experiências exitosas em unidades da rede estadual de saúde
- 17 de maio de 2024
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Notícias
Com ampla programação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou a Semana de Enfermagem em unidades da rede estadual de saúde. No Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís (MA), profissionais da área apresentaram os relatos de suas trajetórias profissionais no campo da saúde.
A mesa de diálogo reuniu a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Deborah Barbosa, a enfermeira Analamacia Britto, responsável técnica do Instituto Acqua, e Vanessa Araújo, gerente de enfermagem do Hospital Carlos Macieira.
A gerente de enfermagem do Hospital Carlos Macieira explicou que toda a programação foi planejada para evidenciar o protagonismo do cuidado, que estão nas lideranças, na inovação e no uso da tecnologia. As enfermeiras convidadas para a mesa de abertura trouxeram experiências que demonstraram a versatilidade da atuação da Enfermagem em diversas áreas, passando pela obstetrícia, saúde coletiva, cuidados intensivos, administração hospitalar e como as trajetórias de cada uma contribuíram para ocuparem o cargo que hoje desempenham.
A enfermeira obstetra Analamacia Britto, hoje, é uma das profissionais que mais contribui com a qualidade da saúde da mulher em maternidades estaduais administradas pelo Instituto Acqua, ocupando o cargo de responsável técnica da instituição desde 2015. Ao todo, ela acumula 17 anos de profissão na área e já recebeu o prêmio Espírito Público em 2019 pelos serviços prestados ao setor público. A trajetória da enfermeira foi atravessada por experiências na área de obstetrícia e hoje ela mantém uma Casa de Parto, como empreendimento autônomo.
“Michel Odent (médico frânces) já disse em uma fala que para mudar o mundo é preciso mudar a forma de nascer. A enfermagem é essa transformação e quebra de paradigma, na assistência, resgatar a autoestima da mulher, a autonomia da família para que ela seja protagonista da gestação e que não termina com o parto. Continua com os vínculos, com a família. A enfermagem resgata essa potência e todo esse trabalho é construído no pré-natal, nas rodas de conversa, no conhecimento trocado com as mulheres para que elas tenham leveza e empoderamento sobre o parto”, disse Analamacia.
A secretária adjunta Deborah Barbosa é enfermeira desde 2015 e graduou-se em Enfermagem na Universidade Federal do Piauí e passou por diversas áreas da enfermagem até chegar ao mestrado em Saúde e Comunidade e, hoje, ter ênfase na área da saúde coletiva. “Nós, enquanto profissão, nós somos ciência, então, nós temos teorias, nós temos protocolos, nós temos práticas e isso é o que faz com que o enfermeiro e sua equipe, com técnicos de enfermagem, exerçam o seu cuidado com excelência. É o que a gente chama de prática baseada em evidência, que são através da vivência, das evidências do dia a dia que a gente constrói novas teorias e avança enquanto ciência”, ressaltou a enfermeira.
A gerente de enfermagem do Hospital Carlos Macieira, Vanessa Araújo, também relatou sua trajetória e fez uma palestra específica abordando a importância de despertar a liderança em cada profissional. Enfermeira há 12 anos, ela é especializada em Terapia Intensiva e ocupa o cargo na gerência desde o mês de março deste ano. “É uma área extremamente plural. Quando a gente estratifica a área da saúde, desde atenção primária, às estratégias da saúde da família, execução dos programas de governo, as diversas frentes até chegar à assistência de alta complexidade, somos nós que estamos administrando todo o processo, o gerenciamento feito pela enfermagem é fundamental”, pontuou.
O Hospital Carlos Macieira mantém 292 enfermeiros e 784 técnicos de enfermagem, que atuam em diferentes áreas: ambulatório, exames, centro cirúrgico, enfermarias, hemodinâmica, epidemiologia, segurança do paciente, controle de infecções e gestão. A programa da Semana de Enfermagem também abordará tecnologias e inovações e vai homenagear com premiação os profissionais que foram destaque do ano anterior.
O hospital é o primeiro do Nordeste a receber a certificação de Acreditação Nível I, assinada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), como hospital de alta complexidade. O hospital já realizou 6.909.981 atendimentos. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua.
Policlínica de São José de Ribamar
Na Policlínica de São José de Ribamar, a Semana da Enfermagem foi realizada entre 15 e 17 de maio, com uma série de atividades voltadas para a valorização e capacitação dos profissionais da área. A programação incluiu palestras sobre temas diversos da enfermagem e foi aberta na quarta-feira (15), com palestra sobre o tema “Liderança e Enfermagem”, ministrada pela enfermeira Juliana Rodrigues.
Juliana tem 6 anos de formação na área e atualmente trabalha como enfermeira no Núcleo de Educação Permanente (NEP) e na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Policlínica do Idoso, além de ser enfermeira assistencial no Hospital de Câncer do Maranhão e docente no curso técnico de enfermagem do Grau Técnico.
Na palestra, Juliana destacou a importância da liderança no dia a dia dos profissionais de enfermagem. “A liderança está presente em todas as áreas da enfermagem, desde a assistência e o planejamento do cuidado ao paciente até a gestão e a docência. Liderar está relacionado a motivar pessoas e inspirar o outro a fim de atingir o objetivo final”, explicou.
Ao abordar a trajetória na enfermagem, Juliana relatou que a escolha pela profissão veio de uma inspiração familiar. “A enfermagem representa inspiração, olhar o outro com cuidado, motivação e empatia. Minha mãe foi técnica de enfermagem de formação, embora não tenha exercido. Ela me motivou a seguir na área, devido à importância que essa profissão tem na vida das pessoas. Do nascer até o morrer, você sempre terá um enfermeiro ao seu lado, e isso traz esperança à vida”, compartilhou Juliana.
A Policlínica de São José de Ribamar mantém 14 profissionais de Enfermagem, entre técnicos e enfermeiros. A programação da Semana da Enfermagem reforçou a importância destes profissionais para assistência em saúde e destacou a necessidade contínua de formação e valorização. As palestras abordaram ainda temas como gerenciamento de resíduos em serviços de saúde e ginástica laboral.
A Policlínica de Ribamar oferta serviço ambulatorial multiprofissional e exames, com atendimentos em Gastroenterologia, Otorrinolaringologia, Vascular, Urologia, Nefrologia, Psicologia, Psiquiatria, Cardiologia, Nutrição, Fisioterapia e Endocrinologia.